Your browser doesn't support javascript.

BVS Odontologia

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Primeiro pré-molar inferior com três canais: relato de caso clínico / First mandibular premolar with three canals: case report

Cardoso, Julia Gabiroboertz; Azevedo, Camila Leão De; Barroso, Arthur Pimentel; Marion, Jefferson José de Carvalho; Duque, Thaís Mageste; Prado, Maíra Do.
Dent. press endod ; 7(1): 14-19, Jan-Apr. 2017. ilus
Artigo em Português | LILACS, BBO - odontologia (Brasil) | ID: biblio-846720

Objetivo:

o objetivo deste relato de caso foi descrever o tratamento endodôntico de um primeiro pré-molar inferior com três canais. Relato do caso paciente do sexo masculino, 54 anos de idade, procurou o serviço de emergência da Universidade Federal do Rio de Janeiro com dor no dente #34. Ao exame clínico/radiográfico, observou-se cárie extensa. O teste de sensibilidade pulpar exibia resposta positiva e exacerbada, com ausência de sintomatologia periapical ao exame de palpação e percussão. Portanto, foi diagnosticado um quadro de pulpite irreversível. O paciente foi anestesiado, realizou-se o isolamento absoluto e a abertura coronária. O preparo mecânico foi realizado com a técnica manual crown-down, sendo o comprimento de trabalho estabelecido a 1 mm aquém do ápice radicular, nos três canais. O hipoclorito de sódio a 2,5% foi usado como solução irrigadora e, para remoção da smear layer, utilizou-se EDTA a 17%. A obturação dos canais radiculares foi realizada pela técnica híbrida de Tagger, utilizando-se o cimento Endofill e cones de guta-percha. A radiografia final exibiu a presença de três canais, um lingual e dois vestibulares, que se encontravam no início do terço apical. Observou-se, ainda, uma ramificação ligando os canais vestibulares (interconduto). Considerações finais o conhecimento e o domínio da anatomia do canal são fatores chave para o sucesso do tratamento endodôntico.
Biblioteca responsável: BR510.1