Your browser doesn't support javascript.

BVS Odontologia

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Diagnóstico diferencial entre periodontite apical e cisto do ducto nasopalatino: relato de caso / Differential diagnosis of apical periodontitis and nasopalatine duct cyst: case report

Fernandes Neto, Constantino; Alcalde, Murilo Priori; Bramante, Clovis Monteiro; Duarte, Marco Antonio Hungaro; Vivan, Rodrigo Ricci.
Dent. press endod ; 7(1): 20-25, Jan-Apr. 2017. ilus
Artigo em Português | LILACS, BBO - odontologia (Brasil) | ID: biblio-846721
A presença de uma alteração óssea periapical na região anterior da maxila, mais precisamente entre os incisivos superiores, pode ser erroneamente confundida com uma periodontite apical (AP) ou um cisto do ducto nasopalatino (CDNP). O diagnóstico diferencial é de suma importância para definir o tratamento adequado. O exame clínico, mais especificamente o teste de sensibilidade pulpar, é de suma importância, pois dentes portadores de periodontite apical não respondem ao teste, diferentemente dos casos de cisto do ducto nasopalatino. Uma paciente com 48 anos de idade, sexo feminino, compareceu à clínica de Endodontia com inchaço na região de palato e fundo de sulco anterior, relatando dor aguda ao redor dos incisivos centrais, sendo submetida a exames clínicos e radiográficos. Os exames clínicos mostraram ausência de vitalidade pulpar e as radiografias evidenciaram uma área radiolúcida simétrica na região de linha média, que poderia ser uma lesão endodôntica ou um CDNP. Durante o tratamento endodôntico, foi observada comunicação entre o canal radicular e a lesão periapical, sugerindo uma lesão de origem endodôntica. O tratamento endodôntico foi realizado e, após oito meses de acompanhamento, foi possível observar regressão da lesão. Este caso evidencia a importância de um diagnóstico diferencial preciso entre PA e CDNP, para planejar o tratamento adequado e favorecer o reparo dos tecidos periodontais.
Biblioteca responsável: BR510.1