Your browser doesn't support javascript.

BVS Odontologia

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Blindagem coronorradicular simultânea em Endodontia: do preparo radicular à restauração coronária / Simultaneous crown-root shielding in endodontics: from root preparation to coronary restoration

Valdivia, José Edgar; Machado, Manoel Eduardo de Lima.
Dent. press endod ; 7(1): 32-42, Jan-Apr. 2017. ilus
Artigo em Português | LILACS, BBO - odontologia (Brasil) | ID: biblio-846724

Introdução:

a restauração do dente tratado endodonticamente apresenta-se como um fator que pode influenciar de forma significativa no sucesso do tratamento. Nesse contexto, a restauração simultânea tanto radicular quanto coronária se apresenta como uma possibilidade restauradora. Uma excelente alternativa é a utilização de pinos de fibra de vidro associados a restaurações diretas em resina composta, principalmente pelas propriedades mecânicas e estéticas dos pinos de fibra associados às resinas compostas atuais.

Objetivo:

o objetivo desse trabalho foi apresentar, por meio de casos clínicos, uma técnica de instrumentação e restauração simultânea do sistema de condutos radiculares, que engloba desde o diagnóstico endo-restaurador, o preparo mecanizado do canal radicular, preparo ultrassônico do espaço para retentor visando a cimentação intrarradicular do pino de fibra de vidro, concluindo com a restauração funcional do dente tratado, considerando aspectos clínicos, mecânicos e biológicos do dente tratado endodonticamente.

Resultados:

nos controles clínicos e radiográficos, foi possível observar que ambos os casos clínicos encontravam-se assintomáticos, em oclusão e com reparação das lesões perirradiculares.

Conclusões:

pode- se concluir que essa técnica permite uma adequada restauração do dente tratado endodonticamente de forma simultânea em uma única sessão de tratamento, como foi possível observar nos casos apresentados.
Biblioteca responsável: BR510.1