Your browser doesn't support javascript.

BVS Odontologia

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Análise da organização dos níveis de atenção em saúde bucal e a sua influência no sucesso da terapia endodôntica / Organization's analysis of levels of oral health care and their influence on the success of endodontic therapy

Frota, Myrna Maria Arcanjo; Carneiro, Liziane Vasconcelos; Frota, Luciana Maria Arcanjo; Cruz, Suyane Maria Luna; Vasconcelos, Bruno Carvalho de.
Dent. press endod ; 7(1): 43-49, Jan-Apr. 2017. tab
Artigo em Português | LILACS, BBO - odontologia (Brasil) | ID: biblio-846725

Introdução:

a qualidade da restauração coronária exerce papel importante sobre o sucesso do tratamento endodôntico.

Objetivo:

o presente estudo objetivou analisar a presença e a qualidade de restaurações coronárias (RC), realizadas em pacientes submetidos a tratamento endodôntico (TE) em um Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), a sua possível correlação com o sucesso endodôntico e a efetivação da assistência prestada aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) no Brasil.

Métodos:

foram avaliados todos os pacientes que concluíram o TE há pelo menos seis meses em um CEO do Nordeste brasileiro entre os meses de junho e dezembro de 2013. Foram investigadas a presença/ausência de RC e sua qualidade, bem como a presença/ausência de sintomatologia.

Resultados:

dos 108 dentes avaliados, 32,4% foram encontrados sem restauração definitiva, dos quais 10,2% não apresentavam nenhuma RC. Em relação à sintomatologia, estava presente em 15,7%, dos quais 58,9% estavam sem RC final ou essa era inadequada. Os melhores resultados obtidos para o sucesso da terapia endodôntica, independente da qualidade do TE, foram na presença da RC ao exame clínico (p < 0,05). A combinação de RC inadequada e TE adequado obteve 58,33% de sucesso, sem tendência estatística para qualquer resultado (p < 0,05). Os piores resultados foram encontrados com a combinação de RC inadequada ou ausente e TE inadequado.

Conclusão:

nas condições desse estudo, foi possível concluir que a maioria dos TE realizados permaneceu sem a RC adequada, mesmo seis meses após a sua conclusão; e que a presença/qualidade das RCs contribuiu significativamente para o sucesso da terapia.
Biblioteca responsável: BR510.1