Your browser doesn't support javascript.

BVS Odontologia

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Uso dos sistemas reciprocantes Reciproc® e Wave One® em Endodontia: revisão de literatura / Use of Reciproc® and Wave One® reciprocating systems in endodontics: literature review

Sousa, Bruno Carvalho de; Castelo, Rayane Martins Tomás Cantilho.
Dent. press endod ; 7(1): 50-59, Jan-Apr. 2017. tab
Artigo em Português | LILACS, BBO - odontologia (Brasil) | ID: biblio-846728

Introdução:

o preparo e a limpeza dos canais radiculares podem ter sua eficácia comprometida por fatores como a anatomia do sistema de canais radiculares e infecções intrarradiculares. A modelagem dos canais radiculares é uma etapa complexa do tratamento, pois requer prudência e cautela em sua execução. Mais recentemente, sistemas reciprocantes com uso de lima única têm sido empregados em Endodontia no preparo dos canais radiculares. Sua utilização deve ser pautada com base em seu desempenho em relação a variáveis como menor extrusão de detritos, melhor resistência à fratura, melhor padrão de limpeza, menor desvio de canal radicular e menor tempo de execução.

Objetivo:

o presente trabalho visou comparar os sistemas reciprocantes Reciproc® e Wave One®, por meio de uma revisão de literatura, em relação às variáveis mencionadas.

Métodos:

realizou-se uma pesquisa bibliográfica, nas bases de dados PubMed, Medline, Lilacs e Scopus, nos últimos cinco anos, em que 660 artigos foram encontrados e 25 foram selecionados, pois cumpriam os critérios preestabelecidos.

Resultados:

com relação à extrusão de detritos via forame apical, não se observou diferenças entre os sistemas avaliados nos estudos. Com relação à resistência à fadiga cíclica e ao tempo de preparo, o sistema Reciproc® se destaca. Já o sistema Wave One® tem maior resistência à fratura torsional. Com relação ao desvio da trajetória do canal e padrão de limpeza, os sistemas não apresentaram diferenças significativas.

Conclusão:

os sistemas reciprocantes, segundo as variáveis avaliadas no presente trabalho, se apresentaram favoráveis ao uso em Endodontia em tratamentos e retratamentos endodônticos.
Biblioteca responsável: BR510.1