Your browser doesn't support javascript.

BVS Odontologia

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Atividade antimicrobiana do cimento à base de silicato de cálcio acrescido de antibióticos, testada pelos métodos de difusão radial e concentração inibitória mínima / Antimicrobial activity of calcium silicate-based sealer containing antibiotics, tested by means of radial diffusion and minimum inhibitory concentration

Rocha Júnior, Hernando Valentim da; Giraldi Neto, Francisco Orlando; Freitas, Rafaela Pignatti de; Duarte, Marco Antonio Húngaro; Silva, Guilherme Ferreira da; Weckwerth, Paulo Henrique.
Dent. press endod ; 7(1): 60-65, Jan-Apr. 2017. tab
Artigo em Português | LILACS, BBO - odontologia (Brasil) | ID: biblio-846732

Introdução:

a substituição do MTA pelo cimento Portland tem sido recomendada pela semelhança em suas composições e propriedades físicas e biológicas. A adição de um antibiótico ao cimento promoveria vantagens clínicas, desde que esse fosse liberado antes e após a presa do cimento.

Objetivo:

avaliar a atividade antimicrobiana, pelos métodos da difusão e concentração inibitória mínima (CIM), do cimento Portland puro e acrescido de radiopacificador, adicionado de amoxicilina e ciprofloxacina, frente a cinco microrganismos S. aureus, P. aeruginosa, E. coli, E. faecalis e C. albicans.

Métodos:

no teste de difusão, foram utilizadas 30 placas de Petri com ágar, escavadas com poços onde foram introduzidos os cimentos imediatamente após a manipulação e após presa de 24h. Para o teste de CIM, foram preparados 120 tubos de ensaio, contendo 10mL de caldo BHI, divididos em quatro grupos. Cada grupo foi semeado com um inóculo fresco de cada microrganismo, separadamente. Os tubos foram incubados em estufa a 37°C e a turbidez foi avaliada após 24h. Os resultados foram avaliados pela análise de variância ANOVA e a comparação dos grupos, pelo teste de Tukey, com significância de 5%.

Resultados:

o cimento Portland apresentou atividade antimicrobiana apenas contra C. albicans. A amoxicilina apresentou um tênue efeito antibacteriano, enquanto a ciprofloxacina inibiu o crescimento bacteriano em todas as concentrações testadas.

Conclusão:

a adição da ciprofloxacina ao cimento Portland a fim de incrementar a atividade antimicrobiana parece segura; entretanto, os resultados não sustentam sua aplicação clínica, sendo necessários novos estudos.
Biblioteca responsável: BR510.1