Your browser doesn't support javascript.

BVS Odontologia

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Avaliação da eficácia de três técnicas de obturação no preenchimento de uma área de reabsorção radicular interna simulada / Effectiveness evaluation of three obturation techniques in the filling of a simulated internal root resorption area

Fochi, Cheila; Melo, Tiago André Fontoura de.
Dent. press endod ; 7(1): 71-77, Jan-Apr. 2017. ilus, tab
Artigo em Português | LILACS, BBO - odontologia (Brasil) | ID: biblio-846750

Objetivo:

este estudo teve como objetivo analisar a eficácia de três técnicas para obturação de cavidades experimentais de reabsorção radicular interna.

Métodos:

foram utilizados trinta incisivos centrais superiores artificiais, com a presença de uma cavidade simulada padronizada de reabsorção interna no terço médio do canal radicular. Os dentes, após a realização do preparo, foram aleatoriamente divididos em três grupos experimentais, conforme a técnica de obturação empregada uso do compactador de McSpadden® (grupo 1), ultrassom (grupo 2) e aplicação de um dispositivo obturador aquecido, o Termo Pack WL® (grupo 3). A verificação da obturação endodôntica, junto à cavidade de reabsorção interna, foi feita por meio da tomada radiográfica com dois tipos de incidências mesiodistal e vestibulolingual. Para a análise da área de obturação, foi empregado o programa Image Tool®. Os dados obtidos foram submetidos à análise estatística por meio da ANOVA seguida do teste de Tukey, com nível de significância de 5%.

Resultados:

na análise das três técnicas de obturação, o uso do compactador de McSpadden ® e do dispositivo Termo Pack WL® mostrou uma melhor capacidade de obturação da cavidade de reabsorção em comparação ao uso do espaçador acionado pelo ultrassom.

Conclusão:

apenas o McSpadden® e o Termo Pack WL® promoveram um preenchimento total das cavidades de reabsorção radicular interna com material endodôntico obturador.
Biblioteca responsável: BR510.1