Your browser doesn't support javascript.

BVS Odontologia

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Intervenção endodôntica em pré-molar inferior com anatomia complexa associada a diagnóstico de trinca radicular: relato de caso / Endodontic intervention in mandibular premolar with complex anatomy associated to cracked root diagnosis: Case report

Ruas, Érica da Silva Pinheiro; Silva, Rogério Vieira; Pereira, Renato Piai; Nunes, Eduardo.
Dent. press endod ; 7(1): 78-84, Jan-Apr. 2017. ilus
Artigo em Português | LILACS, BBO - odontologia (Brasil) | ID: biblio-846752

Introdução:

a anatomia dentária interna representa um grande desafio na Endodontia. O diagnóstico e o delineamento de um plano de tratamento preciso são, muitas vezes, um desafio.

Objetivo:

o objetivo desse artigo foi descrever o caso clínico de intervenção endodôntica em um pré-molar inferior com anatomia complexa, associado à trinca radicular após dois anos e meio . Relato do caso a paciente foi encaminhada para avaliação, apresentando sintomatologia dolorosa e, ao exame clínico, observou-se que o dente #44 era pilar para prótese parcial removível e com saúde periodontal. Apresentava fístula intrabucal ativa. Foram realizados testes de sensibilidade pulpar, com respostas negativas. Ao exame radiográfico, observou-se anatomia complexa, duas raízes fusionadas e lesão periapical. Estabeleceu-se o diagnóstico de necrose pulpar e foi instituída a terapia endodôntica.

Resultados:

o controle clínico e radiográfico após um ano e quatro meses demonstrou reparação da região perirradicular, da função mastigatória e da estética. Porém, após dois anos e meio da intervenção endodôntica, a paciente retornou com sintomatologia dolorosa. Detectou-se bolsa periodontal localizada com 12 mm na região mesiolingual e, ao exame radiográfico, recidiva da lesão periapical lateral. Pediu-se uma tomografia computadorizada de feixe cônico, que não acrescentou no diagnóstico. Os sinais clínicos estabeleceram o diagnóstico de trinca radicular com indicação de exodontia e encaminhamento para reabilitação bucal.

Conclusão:

deve- -se enfatizar a importância do diagnóstico e acompanhamento, bem como a soberania do exame clínico para a execução do correto plano de tratamento.
Biblioteca responsável: BR510.1