Your browser doesn't support javascript.

BVS Odontologia

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Influência do comprimento das limas na qualidade do preparo do canal radicular / Influence of file length on the quality of root canal preparation

Kowalczuck, Alexandre; Batista, Antonio.
Dent. press endod ; 7(1): 92-96, Jan-Apr. 2017. ilus, tab
Artigo em Português | LILACS, BBO - odontologia (Brasil) | ID: biblio-846756

Introdução:

diversos fatores relacionados às características dos instrumentos ­ como secção transversal, design da ponta e conicidade ­ podem intensificar a ação de ampliação das paredes do canal radicular. No entanto, não é claro se o comprimento das limas pode interferir na qualidade do preparo.

Objetivo:

o objetivo deste trabalho foi avaliar a influência do comprimento das limas na qualidade do preparo manual do canal radicular.

Métodos:

trinta canais simulados (IM do Brasil) foram divididos em dois grupos e preparados com limas FlexoFile de 21 mm e de 25 mm. A técnica coroa-ápice foi utilizada e o limite apical de alargamento foi de uma lima de diâmetro 35. Os canais radiculares simulados foram fotografados e radiografados antes e depois dos preparos, e as imagens foram analisadas utilizando-se o programa Image Tool 3.0. A distribuição do desgaste das paredes dos canais e o desvio apical foram analisados sobrepondo-se as imagens.

Resultados:

não foi observada diferença estatisticamente significativa entre os grupos, com relação à distribuição dos desgastes das paredes dos canais ou com relação ao desvio apical.

Conclusão:

o comprimento das limas não influenciou na centralização do preparo do canal radicular, nem no desvio apical de canais simulados.
Biblioteca responsável: BR510.1