Your browser doesn't support javascript.

BVS Odontologia

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Tomografia computadorizada de feixe cônico ­ um recurso de diagnóstico em Endodontia: relato de caso / Cone beam computed tomography - a diagnosis resource in Endodontics: case report

Arruda, Marcia Esmeralda Bis Franzoni; Maior, Jamily Santos Passoni; Peruchi, Carla Thais Rosada; Duque, Thais Mageste.
Dent. press endod ; 7(1): 97-101, Jan-Apr. 2017. ilus
Artigo em Português | LILACS, BBO - odontologia (Brasil) | ID: biblio-846757

Introdução:

o diagnóstico é a base para o sucesso do tratamento endodôntico, sendo estabelecido a partir da anamnese, associada ao exame físico e a outros exames complementares ­ entre eles, os exames radiográficos. A Endodontia é a especialidade da Odontologia que mais se utiliza das técnicas de diagnóstico por imagem para a obtenção de maiores informações e detalhamento dos dentes que estão sendo avaliados. Por se tratar de uma imagem bidimensional, a radiografia dentária clássica apresenta limitações que dificultam ou impossibilitam um correto planejamento.

Objetivo:

esse trabalho tem por objetivo relatar um caso clínico onde a tomografia computadorizada de feixe cônico foi fundamental para o diagnóstico e planejamento endodôntico.

Métodos:

por meio da radiografia periapical convencional, foi identificada uma imagem sugestiva de reabsorção inflamatória externa perirradicular na raiz do incisivo central superior. Clinicamente, o dente apresentava-se com alteração cromática após ter sofrido trauma. Como o diagnóstico da reabsorção inflamatória externa é baseado unicamente na manifestação radiográfica, foi solicitada uma tomografia computadorizada de feixe cônico para investigação mais detalhada.

Resultados:

o laudo tomográfico do dente investigado apontou ausência de reabsorção radicular externa, apresentando morfologia radicular distinta, caracterizada por intensa dilaceração radicular.

Conclusão:

por meio do caso clínico relatado, evidenciou-se o impacto significativo da tomografia computadorizada de feixe cônico na eficácia da decisão terapêutica em Endodontia.
Biblioteca responsável: BR510.1