Your browser doesn't support javascript.

BVS Odontologia

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

A construção de uma agenda de gestão compartilhada para a reoorganização da demanda em saúde bucal / The construction of a shared management schedule to reorganise the oral health demand

Melo, Lúcia Maria Lima Lemos de; Moimaz, Suzely Adas Saliba; Garbin, Cléa Adas Saliba; Garbin, Artênio José Ísper; Saliba, Nemre Adas.
Rev. Ciênc. Plur ; 2(1): 42-55, jun. 2016.
Artigo em Português | BBO - odontologia (Brasil) | ID: biblio-855845

Introdução:

A saúde bucal na Estratégia Saúde da Família representa um grande desafio para os gestores quando assumem o compromisso de desenvolver ações de promoção da saúde, prevenção de doenças ereabilitação dos indivíduos com a racionalização no uso dos recursos. A utilização de ferramentas de gestão faz-se necessária para garantir a equidade e integralidade das ações.

Objetivo:

O objetivo neste estudo foi avaliar aefetividade da implantação de uma agenda de atividades na melhoria do acesso aos serviços de saúde bucal.

Métodos:

Trata-se de uma pesquisa-ação realizada em um município do Estado de São Paulo, o qual foiselecionado com base nos seguintes critérios existência de equipes de saúde bucal na Estratégia Saúde daFamília, atenção primária e secundária em saúde bucal. Os dados foram obtidos por meio de análise do PlanoMunicipal de Saúde, do relatório do Programa de Monitoramento e Avaliação da Qualidade do Ministério daSaúde, entrevistas com o gestor, equipes de saúde e avaliação da produção ambulatorial.

Resultados:

Osresultados estão apresentados em três dimensões construção da agenda; atividades realizadas e avaliação daagenda implantada. Foi realizada oficina para apresentação dos resultados e quatro meses antes e quatro mesesapós a implantação da agenda, foram avaliadas as seguintes variáveis em uma equipe de saúde bucal primeiraconsulta programática, consultas de urgência, tratamentos completados e procedimentos realizados. Verificou-seque houve aumento de 63% na cobertura dos pacientes atendidos na primeira consulta, redução de 30% doscasos de urgência; aumento de 11% na cobertura de tratamentos completados e aumento no número de procedimentos.

Conclusões:

Concluiu-se que a agenda construída de acordo com os princípios e diretrizes do SUS foi facilitadora na reorganização do processo de trabalho promovendo a melhoria do acesso aos serviços de saúde bucal
Biblioteca responsável: BR1264.1
Localização: BR1264.1