Your browser doesn't support javascript.

BVS Odontologia

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Migração, aculturação e saúde bucal de brasileiras e brasileiros residentes em lisboa, portugal / Migration, acculturation and dental health of brazilian immigrants living in Lisbon, Portugal / Migration, acculturation and dental health of brazilian immigrants living in Lisbon, Portugal

Reis, Lyria Maria dos; Ramos, Natália.
Rev. Ciênc. Plur ; 2(1): 56-68, jun. 2016. graf, tab
Artigo em Português | BBO - odontologia (Brasil) | ID: biblio-855846

Introdução:

Milhões de pessoas são migrantes internacionais no mundo contemporâneo. Desde 2007 osbrasileiros são a maior comunidade imigrante em Portugal. Atualmente residem legalmente no país 82.590indivíduos, 31.700 homens (38,38%) e 50.890 mulheres (61,62%). O aprendizado e manutenção de práticaspreventivas são muito importantes para a saúde bucal e para a saúde em geral. As crenças, os valores e aspolíticas de saúde bucal são fundamentais para o desenvolvimento de hábitos saudáveis nesta área. A prevenção dos principais problemas de saúde bucal deve começar precocemente e ser mantida ao longo de toda a vida.

Objetivo:

Conhecer e compreender os efeitos da migração internacional e da aculturação sobre os hábitos, os comportamentos e as práticas preventivas em saúde bucal de imigrantes brasileiros em Portugal.

Métodos:

Realizou-se um estudo exploratório com metodologia quantitativa e qualitativa utilizando um inquérito por entrevista com questões fechadas e abertas especialmente construído para esta pesquisa. Foram entrevistados 120 imigrantes brasileiros, 67 mulheres e 53 homens, residentes em Portugal há um ano ou mais, com 18 anos ou idade superior que, após esclarecimento, concordaram em participar. Resultados Os principais resultados indicaram que a maioria dos entrevistados realiza escovação dental 2 a 3 vezes ao dia e usa o fio/fita dental 1 vez ao dia, sendo as mulheres que a fazem em maior número. Em contexto migratório ocorreu uma alteração/diminuição na procura por serviços de saúde bucal.

Conclusão:

A mudança de país leva a uma rupturadas relações sociais dos imigrantes. O processo de aculturação, o desconhecimento da nova realidade social e cultural, do modo de funcionamento das instituições do país de acolhimento, sobretudo dos serviços de saúde e a falta de relações de confiança influenciam a saúde bucal de imigrantes brasileiros residentes em Lisboa
Biblioteca responsável: BR1.1
Localização: BR1264.1