Your browser doesn't support javascript.

BVS Odontologia

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Doença periodontal, diabete mellitus e hipertensão em gestantes usuárias do Sistema Único de Saúde (SUS) / Periodontal disease, diabetes mellitus and hypertension in pregnant women, users of Brazilian Health System (SUS)

Moimaz, Suzely Adas Saliba; Lima, Daniela Pereira; Yarid, Sérgio Donha; Saliba, Orlando; Sumida, Dóris Hissako; Okamoto, Ana Cláudia.
Rev. Odontol. Araçatuba (Impr.) ; 32(1): 49-53, jan.-jun. 2011. tab
Artigo em Português | BBO - odontologia (Brasil) | ID: biblio-856904
Objetivo - avaliar a associação entre doença periodontal, diabete mellitus e hipertensão arterial em gestantes usuárias do Sistema Único de Saúde (SUS). Métodos – a amostra consistiu de 86 mulheres, com idade gestacional entre o 4º e o 7º mês, submetidas ao atendimento pré-natal em Unidades Básicas de Saúde (UBS). A condição periodontal foi avaliada por 2 pesquisadores calibrados (Kappa = 0,91) pelo do Índice Periodontal Comunitário (IPC). A aferição da pressão arterial foi realizada por profissionais das próprias UBS, utilizando-se esfigmomanômetro e o teste de glicemia foi realizado a partir de amostra de sangue colhida do dedo médio, com lanceta descartável adaptada a um lancetador (Accu-Chek Softclix Pro; Roche, USA), para a aferição utilizou-se um monitor de glicemia (Accu-Chek Advantage II, Roche, USA).Os dados foram anotados em ficha numerada, não permitindo a identificação das pacientes. Posteriormente, os mesmos passaram por análise estatística, sendo aplicado o teste Exato de Fisher para avaliar a existência de associação entre as variáveis glicemia e doença periodontal. No teste foi adotado o nível de significância de 0,05. Resultados – A maioria das gestantes apresentaram saúde periodontal (58,1%), 41,9% dos sujeitos da pesquisa mostraram pelo menos um sinal de doença periodontal, sendo que 31,4% apresentaram gengivite e 10,5% periodontite. A hiperglicemia foi detectada em 51,2 % e não foi encontrado valor de pressão arterial superior ao considerado normal. Conclusão - não se verificou associação significativa entre a presença de doença periodontal, alteração de glicemia e hipertensão arterial nas gestantes participantes da pesquisa
Biblioteca responsável: BR186.1
Localização: BR186.1