Your browser doesn't support javascript.

BVS Odontologia

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Associação entre estresse e doenças periodontais ­ Estudo transversal / Association between stress and periodontal diseases ­ cross-sectional study

Correia, Giovana Bertaglia; Santos, Thelma Margarida de Moraes dos; Araújo, Cíntia de Souza Alferes; Campos, Érico Bruno Viana; Campos, Mirella Lindoso Gomes; Saraiva, Patrícia Pinto.
ImplantNewsPerio ; 2(4): 698-703, jul.-ago. 2017. tab
Artigo em Português | LILACS, BBO - odontologia (Brasil) | ID: biblio-860014

Objetivo:

avaliar a extensão das doenças periodontais e sua associação com o estresse. Material e

métodos:

utilização de dois instrumentos de avaliação psicológica ­ o Inventário de Sintomas de Estresse e a Escala de Reajustamento Social ­ e na aferição de parâmetros clínicos periodontais por meio de profundidade de sondagem periodontal (PS), nível de inserção clínica (NIC), índice de placa (IP) e índice gengival (IG). O Inventário de Sintomas de Estresse incluiu todos os pacientes no estado de alerta. Já a Escala de Reajustamento Social classificou os pacientes em dois grupos portadores de estresse leve (70%) e estresse moderado severo (30%). Os dados clínicos foram categorizados em IP ≥ 60% dos sítios; IG ≥ 25% dos sítios; e NIC ≥ 4 mm.

Resultados:

as avaliações de estresse foram comparados aos dados clínicos periodontais, por meio de análises estatísticas descritivas e inferências, não apresentando resultado significativo (p > 0,05) entre os índices periodontais e os indicadores do grau de estresse do paciente periodontal.

Conclusão:

os pacientes periodontais são indivíduos que já apresentam acometimento por estresse psicológico e que o grau do estresse psicológico aferido não infl uenciou na extensão das doenças periodontais.
Biblioteca responsável: BR510.1