Your browser doesn't support javascript.

BVS Odontologia

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Iniquidades em saúde bucal: escolares beneficiários do Bolsa Família são mais vulneráveis? / Inequalities in oral health: are schoolchildren receiving the Bolsa Família more vulnerable? / Inequidades en salud bucal: escolares beneficiarios de la Beca Familia son más vulnerables?

Oliveira, Luísa Jardim Corrêa de; Correa, Marcos Britto; Nascimento, Gustavo Giacomelli; Goettems, Marília Leão; Tarquínio, Sandra Beatriz Chaves; Torriani, Dione Dias; Demarco, Flávio Fernando.
Rev. saúde pública ; 47(6): 1-9, dez. 2013. tab
Artigo em Inglês, Português | LILACS, BBO - odontologia (Brasil) | ID: biblio-874862

OBJETIVO:

Analisar a associação entre ser beneficiário do Programa Bolsa Família e condições de saúde bucal entre escolares.

MÉTODOS:

Estudo transversal com 1.107 escolares entre oito e 12 anos de idade, provenientes de 20 escolas públicas e particulares da cidade de Pelotas, RS, em 2010. Os beneficiários do Programa Bolsa Família foram verificados por meio de lista fornecida pelas escolas participantes do estudo. Informações demográficas, socioeconômicas, de uso de serviço odontológico e de higiene bucal foram obtidas por meio de questionários respondidos pelos escolares e por seus pais. O exame clínico avaliou a presença de placa dental e experiência de cárie. Os dados foram analisados por meio dos testes do Qui-quadrado e Qui-quadrado de tendência linear e por regressão de Poisson (razão de prevalência; intervalo de confiança de 95%).

RESULTADOS:

Crianças de família não nuclear, que apresentavam CPOD ≥ 1 e que nunca haviam feito uso de serviço odontológico na vida estiveram associadas ao recebimento do Programa Bolsa Família. O modelo final mostrou que a prevalência de cárie foi duas vezes maior (RP 2,00; IC95% 1,47;2,69) em alunos beneficiários do Programa que também apresentaram maior severidade da doença, quando comparados aos alunos de escolas particulares (RM 1,53; IC95% 1,18;2,00). A prevalência de escolares que nunca haviam ido ao dentista foi mais de seis vezes maior em beneficiários do Programa Bolsa Família (RP 6,18; IC95% 3,07;12,45), em comparação com aqueles das escolas privadas, após ajustes.

CONCLUSÕES:

Escolares beneficiários do Programa Bolsa Família possuem maior carga de cárie e são os que menos acessam os serviços odontológicos. Esses achados sugerem a necessidade de incorporação da saúde bucal nas condicionalidades do Programa Bolsa Família.
Biblioteca responsável: BR28.1