Your browser doesn't support javascript.
A Biblioteca Cochrane foi excluída da BVS por decisão da Wiley de não renovação da licença de uso com a BIREME. Saiba mais.

BVS Odontologia

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Reabilitação protética provisória em resina acrílica por meio do sistema CAD/CAM ­ acompanhamento de um ano / Provisional acrylic prosthetic rehabilitation using the CAD/CAM system ­ one-year follow-up

Pereira, Leandro Maruki; Moura, Marcos Boaventura de; Souza, Ravel Miranda de; Prudente, Marcel Santana.
PróteseNews; 4(4): 454-463, out.-nov. 2017. ilus
Artigo em Português | BBO - odontologia (Brasil) | ID: biblio-877177
Pacientes com perdas dentárias posteriores sobrecarregam os dentes anteriores, causando desgastes dentários e, em muitos casos, fraturas, alterando a dimensão vertical de oclusão (DVO). Este trabalho teve como objetivo apresentar um caso clínico de perda dental posterior com desgaste e fratura dos dentes anteriores, e alteração da dimensão vertical. Paciente apresentava implantes dentais instalados na região posterior superior e inferior. Foram instalados minipilares sobre os implantes, cuja profundidade gengival era maior do que 1 mm, e os outros implantes moldados diretamente da plataforma. A moldagem foi realizada utilizando transferentes para moldeira aberta. Foram utilizados Jig de Lúcia e cilindros de titânio para o registro oclusal do paciente, e posterior montagem em articulador. Foram instalados scanbodies sobre os análogos colocados nos modelos do paciente, que foram jateados com pó opacifi cador e levados em um scanner de bancada para o escaneamento ­ primeiramente, os modelos; em seguida, o registro interoclusal. Os dados foram processados no software do sistema para a realização dos projetos das coroas provisórias e enviados para uma fresadora M5 da Zirkonzanh. As coroas foram fresadas em um bloco de resina acrílica e instaladas, e os ajustes necessários foram realizados. Após a colocação dos provisórios posteriores, foram realizadas nova moldagem e montagem em articulador semiajustável para o enceramento dos dentes anteriores. Após o paciente aprovar o enceramento, foram confeccionadas facetas em resina fotopolimerizável nos elementos dentais anteriores. Após um ano de acompanhamento, as coroas sobre implante apresentaram aspectos favoráveis e ausência de fraturas.
Biblioteca responsável: BR510.1