Your browser doesn't support javascript.

BVS Odontologia

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Mini-implante como estratégia de tratamento para reabilitação protética temporária ­ relato de caso / Mini-implant as treatment strategy for temporary prosthetic rehabilitation ­ case report

Lopes, Juliana Patrício de Lima; França, Esdras de Campos; Pretti, Henrique; Menezes, Leonardo Foresti Soares de; Drummond, Alexandre Fortes.
Ortho Sci., Orthod. sci. pract ; 10(40): 77-87, 2018. ilus, tab
Artigo em Português | LILACS, BBO - odontologia (Brasil) | ID: biblio-879794
A avulsão de incisivos permanentes gera um problema estético e funcional para o paciente e seu manejo clínico representa um desafio na odontologia. O sucesso do tratamento depende de vários fatores como a idade do paciente, a quantidade e qualidade óssea da região edêntula, a discrepância óssea e o tipo de maloclusão encontrada. Ressalta-se a importância de minimizar efeitos colaterais nas unidades de ancoragem, garantindo ao mesmo tempo função e estética ao longo dos tratamentos ortodôntico e protético, requeridos na maioria dos casos. O objetivo desse artigo é apresentar através de um relato de caso a versatilidade dos mini-implantes na reabilitação temporária de incisivos permanentes em indivíduos em fase de crescimento e desenvolvimento facial. Um menino de 9 anos que apresentava relação de molar em Classe I e mesialização dos incisivos laterais, caninos e pré-molares superiores devido à ausência dos incisivos centrais superiores, que foram avulsionados, foi tratado. Ao final de 1 ano e 8 meses de tratamento, pôde-se estabelecer uma intercuspidação dentária aceitável e espaço adequado para confecção das coroas provisórias sobre os parafusos. O acompanhamento radiográfico foi realizado através de radiografias periapicais e panorâmicas. Na literatura,estudos mostram que os mini-implantes contribuem para a manutenção da quantidade e qualidade óssea do processo alveolar, reduzindo a necessidade de futuras cirurgias de enxerto antes da fixação dos implantes osseointegrados. Dessa forma, esse caso mostrou que a ancoragem esquelética com mini-implantes ortodônticos autoperfurantes auxilia na reabilitação de pacientes que ainda não possuem uma idade óssea suficiente para receberem implantes dentários osseointegrados.(AU)
Biblioteca responsável: BR243.1