Your browser doesn't support javascript.

BVS Odontologia

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Avaliação anatômica por tomografia computadorizada de feixe cônico da fossa submandibular / CBCT anatomical evaluation of the submandibular fossa

Moreira, Rafael Saviolo; Oliveira, Marcus Vinícius Mendes de; Baldissera, Rafael; Luiz, Betsy Kilian Martins; Fedeli Jr, Alberto.
ImplantNewsPerio ; 3(2): 239-246, mar.-abr. 2018. ilus, tab
Artigo em Português | LILACS, BBO - odontologia (Brasil) | ID: biblio-883487

Objetivo:

descrever a anatomia da fossa submandibular em mandíbulas dentadas e desdentadas, através da análise de imagens de tomografias de feixe cônico. Material e

métodos:

60 tomografias computadorizadas de feixe cônico (TCFC) de mandíbulas de pacientes adultos de ambos os sexos, dentados e desdentados, que procuraram o curso de especialização em Implantodontia da Univali, foram selecionadas aleatoriamente para este estudo. Cinco regiões da mandíbula (C1 a C5), distais ao forâmen mentual, até a região do trígono retromolar, com intervalos de 5 mm entre si, foram selecionadas e mensuradas. A anatomia da fossa submandibular foi caracterizada e avaliada em sete medidas, sendo que as mais importantes para a avaliação cirúrgica prévia à instalação de implantes foram a largura da fossa (B), a altura da fossa (F) e a altura do rebordo alveolar sobre a fossa (E). Todas as imagens foram analisadas por apenas um avaliador.

Resultados:

entre pacientes dentados x desdentados, as faixas de valores foram, respectivamente medida B (4,7 mm a 5,3 mm x 3,4 mm a 3,7 mm), medida F (15,2 mm a 15,5 mm x 11,9 mm - 12,5 mm), e medida E (8,7 mm a 9,8 mm x 5,4 mm a 6,3 mm). Nos intervalos de C1 a C5, as medidas B, F, e E foram diferentes estatisticamente entre pacientes dentados e desdentados (teste t não paramétrico, valores p < 0,05 e p < 0,01).

Conclusão:

dentro dos limites deste estudo, a fossa mandibular tem suas dimensões maiores nos dentados do que nos pacientes desdentados, principalmente na altura do rebordo alveolar. Isso aumenta a chance de perfuração em mandíbulas em que houve a extração de um elemento dental na região da fossa submandibular e a instalação imediata de um implante dentário. Entretanto, amostras maiores são necessárias para confirmar esses achados.
Biblioteca responsável: BR510.1