Your browser doesn't support javascript.

BVS Odontologia

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Profilaxia antibiótica para instalação de implantes dentários: avaliação do conhecimento dos implantodontistas de um estado do nordeste brasileiro / Knowledge regarding antibotic prophylaxis for dental implants: a survey with professionals from a Brazilian state

Andrade, Natália Karol de; Peixoto, Marcílio Otávio Brandão; Passos, Ingrid Silva; Oliveira, Camila Rogéria Januário de; Oliveira, Vivian Karoline Pereira de; Santos, Mayres Ferreira.
ImplantNewsPerio ; 3(2): 264-271, mar.-abr. 2018. ilus, tab
Artigo em Português | LILACS, BBO - odontologia (Brasil) | ID: biblio-883506

Objetivo:

avaliar o conhecimento de implantodontistas sobre profilaxia antibiótica para a prevenção de infecções após a cirurgia para instalação de implantes dentários e sua relação com o surgimento de resistência microbiana. Material e

métodos:

neste estudo transversal, 33 profissionais devidamente registrados no Conselho Regional de Odontologia e atuantes no Estado, os quais responderam a um questionário.

Resultados:

a maioria dos entrevistados prescreveu antibacterianos em todos os casos, independentemente do estado geral de saúde do paciente, sendo que alguns profissionais ainda insistem em prorrogar a administração no período pós-operatório. Quando questionados sobre essa conduta, afirmaram que prescrevem de forma racional e baseada em evidências.

Conclusão:

é indispensável a constante atualização dos implantodontistas, prevenindo uma seleção de bactérias resistentes e exposição dos pacientes a efeitos adversos.
Biblioteca responsável: BR510.1