Your browser doesn't support javascript.

BVS Odontologia

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Efeito da exposição gengival na estética do sorriso / Effect of gingival exposure on smile aesthetics

Silva, Keyllane Sousa da; Morais, Julius Cezar Coelho; Campos, André Luiz Oliveira; Silva, Karinne Sousa da.
ImplantNewsPerio ; 3(2): 287-297, mar.-abr. 2018. ilus, tab
Artigo em Português | LILACS, BBO - odontologia (Brasil) | ID: biblio-883514

Objetivo:

avaliar a influência da exposição na percepção da atratividade do sorriso entre ortodontistas, clínicos gerais, leigos, acadêmicos veteranos e calouros em Odontologia, na cidade de Imperatriz-MA. Material e

métodos:

através de fotografias da face de dois indivíduos, de gênero masculino e feminino, agrupadas, digitalmente alteradas, com cinco níveis distintos de exposição gengival, sendo eles cobertura dos incisivos superiores em 4 mm, incisivos superiores pelo lábio superior em 2 mm, positivos e negativos em relação à margem gengival. As imagens foram avaliadas por 30 indivíduos de cada grupo ortodontistas, clínicos gerais, leigos, acadêmicos do 1o e 2o períodos (calouros) e 8o e 9o períodos (veteranos).

Resultados:

segundo os resultados para o indivíduo do sexo masculino, o sorriso mais atrativo, na opinião de ortodontistas, clínicos, acadêmicos veteranos e calouros é aquele cujo lábio superior repousa sobre o zênite gengival (p < 0,05), entretanto, na opinião dos leigos, o sorriso mais satisfatório está na cobertura dos incisivos superiores em 2 mm (p < 0,05). Para o indivíduo do sexo feminino, leigos, clínicos gerais e acadêmicos calouros consideraram esteticamente mais atrativo o sorriso em que o lábio superior recobriu os incisivos superiores em 2 mm (p < 0,05), enquanto ortodontistas e acadêmicos veteranos consideraram o sorriso no qual o lábio superior toca a margem cervical dos incisivos superiores (p < 0,05).

Conclusão:

a atratividade do sorriso é influenciada pela quantidade de exposição gengival, havendo divergências de opinião.
Biblioteca responsável: BR510.1