Your browser doesn't support javascript.

BVS Odontologia

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Influência da técnica de colocação do cimento endodôntico na obturação de incisivos inferiores / Influence of sealer placement technique on the filling of mandibular incisors

Pereira, Key Fabiano Souza; Schweich, Lyzandra de Carvalho; Junqueira-Verardo, Lia Beatriz; Ferreira, Leandro Cesar; Arashiro, Fabio Nakao; Nery, Thiago Santos; Silva, Pedro Gregol da.
Dent. press endod ; 8(1): 71-77, Apr-Jun. 2018. ilus, tab
Artigo em Português | LILACS, BBO - odontologia (Brasil) | ID: biblio-883806

Objetivo:

o objetivo desse estudo foi comparar três técnicas de inserção do cimento endodôntico em canais achatados. A técnica convencional, na qual o cimento é introduzido com o cone principal, foi comparada com dois grupos experimentais lima Easy Clean em movimento reciprocante e inserto ultrassônico Irrisonic.

Métodos:

quarenta e cinco incisivos inferiores com anatomia do canal radicular achatada foram selecionados para o estudo. O canal radicular foi preparado até o instrumento Reciproc R40. Em seguida, as amostras foram divididas em três grupos (n = 15), de acordo com a técnica de colocação do cimento, e obturadas. Para obturação, em todos os grupos, foi utilizado o Touch'n Heat. Secções aos níveis de 2 e 4mm aquém do forame apical foram obtidas e examinadas em lupa estereoscópica com 40 vezes de magnificação. Na sequência, imagens foram obtidas com câmera digital e mensurou-se, com o software Axion Vision LE, a área total do canal radicular, áreas vazias e preenchidas com guta-percha e cimento.

Resultados:

aos níveis de 2 mm (p = 0,131) e 4 mm (p > 0,05) não existiram diferenças entre os grupos com relação às áreas vazias avaliadas. Áreas vazias foram comparadas, também, entre os níveis de 2 mm e 4 mm, e não houve diferença apresentada em qualquer grupo testado. (Easy Clean, p = 0,309; Cone Principal, p = 0,164; Irrisonic, p = 0,867).

Conclusões:

o inserto ultrassônico Irrisonic e a lima Easy Clean não obtiveram um melhor resultado de preenchimento do que a técnica convencional com o cone principal.
Biblioteca responsável: BR510.1