Your browser doesn't support javascript.

BVS Odontologia

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Fatores associados às faltas em tratamentos ortodônticos em centro de especialidades odontológicas / Factors associated with absences from orthodontic treatment at a dental specialty center

Fonseca, Emilio Prado; Silva Junior, José Pascoal da; Vedovello, Silvia Amélia Scudeler; Souza, Luciane Zanin; Pereira, Antonio Carlos; Meneghim, Marcelo de Castro.
Ciênc. Saúde Colet. (Impr.) ; 23(1): 287-294, Jan. 2018. tab, graf
Artigo em Português | LILACS | ID: biblio-890478
Resumo O objetivo deste estudo foi identificar os fatores associados ao não comparecimento dos usuários ao tratamento ortodôntico, em três centros de especialidades odontológicas regionais (CEO-R) localizados no estado do Ceará.

Metodologia:

Os dados foram extraídos de prontuários de pacientes que concluíram o tratamento ortodôntico. Foi calculada a taxa de ausências, com o objetivo de estabelecer um coeficiente de faltas entre os municípios. A fim de descrever o padrão geográfico da ocorrência, foram construídos mapas temáticos baseados nas distribuições. Para as associações entre a variável desfecho (falta ao tratamento) e as independentes (sexo, idade, quebra de aparelho, mudança de profissional, renda e local de residência do usuário), utilizou-se a análise de regressão logística múltipla com p ≤ 0,05.

Resultados:

Foram examinados 237 prontuários em 20 municípios, com 8.283 consultas ortodônticas realizadas e 2.665 (32,17%) faltas. Apresentou diferença estatisticamente significativa a variável mudança de profissional.

Conclusão:

O maior número de faltas foi associado à mudança de profissional.
Biblioteca responsável: BR1.1