Your browser doesn't support javascript.

BVS Odontologia

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Avaliação do aumento ósseo obtido após cirurgias de enxerto em seio maxilar com um biomaterial aloplástico / Evaluation of bone augmentation obtained after maxillary sinus grafting with alloplastic biomaterial

Michels, Roberta; Bez, Leonardo; Ribeiro, Patricia Avila.
ImplantNewsPerio ; 3(3): 463-472, mai.-jun. 2018. ilus, tab
Artigo em Português | LILACS, BBO - odontologia (Brasil) | ID: biblio-905505

Objetivos:

avaliar o aumento ósseo com um biomaterial aloplástico no seio maxilar.

Materiais e métodos:

foram selecionados seis pacientes, totalizando nove seios maxilares, que realizaram cirurgia de reconstrução óssea em região posterior de maxila. Todas as cirurgias de elevação do seio maxilar traumáticas utilizaram o biomaterial sintético Straumann Bone Ceramic. Os pacientes realizaram uma tomografia pré-operatória, e uma após seis meses do ato cirúrgico, em que foram obtidas medidas lineares horizontais e verticais na imagem panorâmica da tomografia e medidas lineares horizontais e verticais no corte sagital da tomografia, ambas no centro das imagens.

Resultados:

identificou-se 100% de sucesso nas cirurgias de elevação de seio maxilar, em que verticalmente obteve-se diferença estatística significante (p < 0,05) e horizontalmente sem significância estatística (p > 0,05). Em média, obteve-se ganho vertical ósseo de 14,73 mm na imagem panorâmica e 16,05 mm no corte sagital, e espessura 20,82 mm na imagem panorâmica e 11,37 mm no corte sagital.

Conclusão:

o biomaterial sintético Straumann Bone Ceramic demonstrou-se excelente para a reconstrução de seios maxilares.
Biblioteca responsável: BR510.1