Your browser doesn't support javascript.

BVS Odontologia

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Atratividade do sorriso: um método simples para melhorar a percepção visual do dentista: desenvolvimento e teste-piloto com estudantes de pós-graduação / Smile attractiveness: a simple method to improve the dentist's visual perception: development and pilot test with postgraduate students

Rossetti, Paulo Henrique Orlato; Marques, Vinicius Rizzo; Bonachela, Wellington Cardoso.
ImplantNewsPerio ; 3(3): 506-516, mai.-jun. 2018. ilus, tab
Artigo em Português | LILACS, BBO - odontologia (Brasil) | ID: biblio-905516

Objetivos:

melhorar a percepção do dentista sobre a atratividade do sorriso através de avaliações objetivas. Material e

métodos:

fotografias frontais de sorrisos (envolvendo a área dos caninos) foram aleatoriamente escolhidas e dispostas em dois sentidos verticais variados (nivelado, abaixo) numa guia personalizada contendo quatro molduras labiais do sorriso (fino, médio, grosso, invertido). Os aspectos que influenciam a atratividade do sorriso (PD = proporção dentária, PV = posicionamento vertical dentário, EL = espessura labial, FG = festonamento gengival) também foram incluídos e uma nota final geral atribuída ao sorriso geral (SG). Adicionalmente, o formulário do exercício continha a opção "existe um implante?" e "qual sua localização?". Todos os itens foram avaliados através de escalas de Likert. A prevalência de respostas foi calculada para cada item. O teste de Wilcoxon (alfa = 5%) foi usado para verificar a possibilidade de diferença de opinião entre os nivelamentos horizontais e para uma mesma moldura de sorriso. Os níveis de confiabilidade (concordância absoluta = ICC e responsividade = Cronbach alfa) também foram avaliados.

Resultados:

um teste-piloto foi conduzido com 16 estudantes. Trinta e duas combinações foto/moldura labial foram geradas e apresentadas de forma randomizada. A avaliação geral do sorriso ficou em pobre (11/32), mediano (6/32), bom (15/32) e muito bom (1/32). O número de acertos da possível posição do implante foi 13 em 32 tentativas. Diferenças estatisticamente significativas entre os nivelamentos foram observadas nas situações 1/17 (p=0,0001), 13/29 (p=0,02), 2/18 (p=0,0002), 6/22 (p=0,0001), 14/30 (p=0,0001), 7/23 (p=0,01) e 15/31 (p=0,039). Os maiores coeficientes de ICC e Cronbach alfa foram vistos para o sorriso geral e FG.

Conclusão:

a percepção visual do dentista pode ser treinada mudando-se a moldura labial e o nivelamento vertical dos dentes e é influenciada pelo festonamento gengival. O teste se mostrou útil na verificação da atratividade do sorriso.
Biblioteca responsável: BR510.1