Your browser doesn't support javascript.

BVS Odontologia

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Toxina botulínica na correção do sorriso gengival: há evidências? / Botulinum toxin for gummy smile correction: is there evidence?

Carvalho, Lilian Karine Cardoso Guimarães de; Veríssimo, Adeliana Garcia; Dantas, Euler Maciel; Gurgel, Bruno César Vasconcelos; Aquino, Ana Rafaela Luz de.
ImplantNewsPerio ; 3(3): 556-560, mai.-jun. 2018. ilus, tab
Artigo em Português | LILACS, BBO - odontologia (Brasil) | ID: biblio-905633
A toxina botulínica tem sido amplamente utilizada para o controle da hiperatividade labial, porém estudos com um acompanhamento longitudinal e criterioso são poucos na literatura.

Objetivo:

realizar uma revisão integrativa da literatura através da busca de estudos clínicos que mostrem resultados relativos à longevidade e grau de satisfação dos pacientes em relação ao uso da toxina botulínica, o Botox, para correção de sorriso gengival. Material e

métodos:

dois revisores realizaram a busca eletrônica nas bases de dados Pubmed/Medline, Lilacs, Scopus e Web of Science, além da busca manual nos artigos selecionados.

Resultados:

foram identificados 149 estudos, dos quais 65 foram excluídos por duplicidade. Onze artigos que abordavam o tema proposto foram lidos na íntegra e apenas dois permaneceram pelos critérios de elegibilidade. Contudo apenas um estudo fez o acompanhamento da correção da exposição gengival durante 24 semanas, e observou-se que houve uma redução da exposição gengival, a qual foi gradualmente aumentando com o passar do tempo, mas não retornou aos valores do baseline. O grau de satisfação dos pacientes foi significativo, alcançando 4,66 em escala de satisfação de 1 a 5 pontos e 9,75, na escala de 10 pontos.

Conclusão:

a toxina mostrou-se eficaz, porém com efeito transitório no período de 24 semanas. É necessária a realização de estudos clínicos controlados randomizados que acompanhem em longo prazo o seu efeito na redução do sorriso gengival.
Biblioteca responsável: BR510.1