Your browser doesn't support javascript.

BVS Odontologia

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Acesso ao atendimento odontológico dos pacientes especiais: a percepção de cirurgiões-dentistas da atenção básica / Access to dental care of special patients: the perception of primary care dentists

Macêdo, Giulian Lennon de; Lucena, Eudes Euler de Souza; Lopes, Ingrid Karem Rangel; Batista, Laísa Thaíse de Oliveira.
Rev. Ciênc. Plur ; 4(1): 67-80, 2018. tab
Artigo em Português | LILACS, BBO - odontologia (Brasil) | ID: biblio-907089

Introdução:

Os Pacientes com Necessidades Especiais requerem um atendimento odontológico diferenciado do convencional devido a algumas limitações inerentes a sua condição e às vezes por falta de manejo do profissional. Quando a busca é pelos serviços de saúde bucal, a dificuldade é ainda maior de acesso para esse grupo de pacientes. Esse é um problema que encontramos muitas vezes nas Unidades Básicas de Saúde da Família, que compõem a Atenção Básica no Sistema Único de Saúde.

Objetivo:

Verificar a percepção dos Cirurgiões-Dentistas da Atenção Básica, quanto ao acesso e resolubilidade dos serviços de saúde bucal, oferecidos a esses pacientes no município de Currais Novos-RN.

Metodologia:

Estudo do tipo transversal de natureza quantitativa, com coleta de dados realizada entre outubro e dezembro de 2017, entre Cirurgiões-Dentistas da Atenção Básica do referido município a partir de um questionário semiestruturado. As variáveis do questionário compreenderam dados sócio demográficos, dados da atenção oferecida a esse tipo de paciente, além de aspectos gerais sobre a formação e percepção da atenção ofertada pelos Cirurgiões-Dentistas a essa clientela.

Resultados:

Dos 15 cirurgiões-dentistas entrevistados todos afirmaram atender o paciente com necessidade especial, 13 realiza exame clínico e o tratamento possível, 8 tiveram algum contato com esses pacientes desde a graduação e 12 aprovaram o acesso, o acolhimento e a assistência odontológica oferecida a esses pacientes pelo serviço público de saúde municipal.

Conclusão:

De acordo com os profissionais entrevistados, esses pacientes têm acesso aos serviços odontológicos em Currais Novos-RN, seja apenas para um exame clínico ou orientação, bem como para outros procedimentos. Se por algum motivo não conseguem atender na atenção básica, eles encaminham ao Centro de Especialidades Odontológicas, que conta com especialistas, os quais consolidam a resolubilidade dos casos (AU).
Biblioteca responsável: BR1264.1