Your browser doesn't support javascript.

BVS Odontologia

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Nova proposta para ensino/treinamento na detecção de lesões de cárie: insights da implementação do método entre estudantes de graduação / New proposal for teaching/training in caries lesions' detection: insights from the implementation of the method among undergraduate students

Braga, Mariana Minatel; Lenzi, Tathiane Larissa; Tibério, Bianca Prado; Ferreira, Fernanda Rosche; Mendes, Fausto Medeiros; Ekstrand, Kim Rud.
Rev. ABENO ; 18(2): 2-12, maio 2018. ilus, graf
Artigo em Português | BBO - odontologia (Brasil) | ID: biblio-907110
O presente estudo propõe um método para o ensino de detecção e avaliação de lesões de cárie, utilizando o Sistema Internacional de Avaliação e Detecção de Cárie (ICDAS) como ferramenta auxiliar. Sessenta e dois estudantes do quarto ano do curso de graduação em Odontologia da Universidade de São Paulo foram submetidos a três atividades de treinamento para uso do ICDAS, aplicadas em diferentes momentos aula teórica convencional, atividade com projeção de imagens e atividade prática-laboratorial com dentes extraídos. Os estudantes responderam a questionários, antes e após as atividades, para avaliação do conhecimento e da percepção sobre as mesmas. Também foi realizada avaliação prática, com avaliação de dentes extraídos. Após os exercícios laboratoriais, a média de respostas corretas para questões conceituais aumentou significativamente e se manteve até o final da atividade laboratorial. Quem acreditava estar bem preparado no início da atividade teve 3 vezes mais chances de alcançar nota acima de 5 no segundo momento da atividade prática-laboratorial (OR=3,1; 95% IC=1,0 ­ 9,1). Concluiu-se que a atividade prática-laboratorial contribui para o aprendizado de estudantes de graduação na detecção de lesões cárie, inclusive sanando dúvidas conceituais que possam existir após a aula teórica. Todavia, a percepção do estudante pode não ser impactada pela atividade (AU).
Biblioteca responsável: BR1264.1