Your browser doesn't support javascript.

BVS Odontologia

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Aplicação e ajuste da fórmula proposta por Cameriere para uma amostra brasileira: estudo piloto / Application and adjustment of Cameriere's formula for a Brazilian sample: a pilot study

Fernandes, Paula Oliveira; Reis, Luiza Gatti; Devito, Karina Lopes; Leite, Isabel Cristina Gonçalves; Paula, Marcos Vinicius Queiroz de.
Rev. Bras. Odontol. Leg. RBOL ; 5(2): [20-27], mai.-ago. 2018.
Artigo em Português | LILACS, BBO - odontologia (Brasil) | ID: biblio-912644
Dentre os métodos utilizados para estimar a idade de um indivíduo, destaca-se a idade dental, nas quais as fases de erupção do dente são utilizadas, dentro de limites de erro aceitáveis. Cameriere et al. (2006) desenvolveram um método para avaliar a idade cronológica em crianças de origem caucasiana, com base na relação entre a idade e a mensuração de ápices abertos dos dentes.

Objetivo:

Simplificar e ajustar a fórmula do método proposto por Cameriere et al. (2006) para aplicá-la a uma amostra de crianças do sudeste brasileiro.

Método:

Foram avaliadas 50 radiografias panorâmicas de 25 meninos e 25 meninas, com idades entre 4 e 16 anos por meio da equação desenvolvida por Cameriere et al. (2006). Um modelo de regressão múltipla foi aplicado aos resultados, analisando cada variável da fórmula, utilizando metodologias backward e forward, com a finalidade de descartar variáveis que não fossem significantes ao nível de p < 0,05.

Resultados:

Duas variáveis (gênero e x5) foram descartadas, o que levou a um modelo simplificado que apresentou alta correlação entre o resultado obtido pela fórmula e a idade real do paciente (r = 0,921, p < 0,001).

Conclusão:

O estudo piloto mostrou que o modelo simplificado da fórmula de Cameriere et al. (2006) é aplicável na população brasileira. No entanto, mais estudos com amostras maiores são necessários para suportar a proposta de simplificação.
Biblioteca responsável: BR1932.9