Your browser doesn't support javascript.

BVS Odontologia

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Lesões cervicais não-cariosas de abfração: prevalência e relação com bruxismo do sono / Non-carious abfraction cervical lesions: prevalence and relationship with sleep bruxism

Modanese, Daniela; Canevese, Volni Augusto; Alessandretti, Rodrigo; Spazzin, Aloísio Oro; Radaelli, Manuel Tomás Borges.
J. Oral Investig ; 7(1): 22-32, jan.-jun. 2018. tab
Artigo em Português | BBO - odontologia (Brasil) | ID: biblio-915466
As lesões cervicais não cariosas (LCNCs) são caracterizadas pela perda da estrutura dentária localizada na região próxima a junção cemento-esmalte. Considerando que uma das possíveis etiologias das LCNCs é a sobrecarga oclusal, torna-se importante a compreensão da relação entre a prevalência destas lesões e os fatores associados com o bruxismo do sono.

Objetivo:

Avaliar a prevalência de LCNCs do tipo abfração e sua relação com o diagnóstico positivo de bruxismo do sono em uma amostra de pacientes da IMED e CEOM.

Metodologia:

Este foi um estudo clínico do tipo transversal, onde foi realizada avaliação observacional em uma amostra de 25 pacientes de ambos os sexos, com idade entre 20 e 62 anos. O diagnóstico de bruxismo do sono foi realizado através de um questionário e exame clínico intra-oral. Enquanto o diagnóstico de abfração foi realizado por meio de exame clínico intra-bucal com auxílio de sonda exploradora e milimetrada. Foram utilizados o teste exato de Fisher e Mann-Whitney para análise estatística (α=0,05).

Resultados:

A prevalência de lesões de abfração na amostra total de dentes foi de 5,64%, sendo significativamente maior em pacientes bruxômanos (8,83%) do que em pacientes sem bruxismo (1,38%) (p=0,017). A presença de bruxismo foi associada à presença de abfrações (p=0,012).

Conclusão:

O diagnóstico positivo do bruxismo do sono é um fator de risco, aumentando consideravelmente a chance de o paciente apresentar LCNCs do tipo abfração(AU)
Biblioteca responsável: BR186.1