Your browser doesn't support javascript.

BVS Odontologia

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Conhecimento dos cirurgiões dentistas sobre o uso de anestésicos locais em pacientes: diabéticos, hipertensos, cardiopatas, gestantes e com hipertireoidismo / Knowledge of surgeons dentists about the use of local anesthetics in patients: diabetic, hypertension, heart disease, pregnant women and with hyperthyroidism

Fabris, Vínicius; Scortegagna, Ariane Ruaro; Oliveira, Gabriel Rodrigues; Scortegagna, Gabriela Trentin; Malmann, Fernando.
J. Oral Investig ; 7(1): 33-51, jan.-jun. 2018. graf
Artigo em Português | BBO - odontologia (Brasil) | ID: biblio-915470
Anestésicos locais, contendo ou não vasoconstritores, são utilizados para realização da maioria dos procedimentos odontológicos. Porém, seu uso inadequado, principalmente em casos de alteração sistêmica, pode acarretar sérios riscos para a saúde do paciente. O objetivo deste estudo foi avaliar o nível de conhecimento dos cirurgiões dentistas (CDs) com relação à utilização de anestésicos locais, frente à pacientes especiais com diabetes, hipertensão, cardiopatias, gestantes e pacientes com hipertireoidismo. O estudo teve um delineamento quantitativo do tipo transversal com dados coletados através de questionário adaptado pela equipe como único instrumento para coleta de dados. Os dados foram submetidos à análise estatística descritiva e inferencial. De 200 participantes, 17% eram acadêmicos formandos em odontologia, e, dentre os formados, a maioria (34 %) tinha de 1 a 5 anos ou de 6 a 10 anos (16%) de formação. Do total de participantes graduados, 43% não possuíam especialização e 57% eram especialistas. Os resultados demostraram baixa taxa de acertos global (62%) entre os participantes. Quanto as categorias de pacientes especiais, observamos bom nível de conhecimento sobre o uso de anestésicos em pacientes diabéticos (79%), hipertensos (73%) e nível razoável para gestantes (65%) e pacientes com hipertireoidismo (62%). Entretanto, 60% erraram as questões relacionadas a cardiopatias. Ademais, foi insuficiente o percentual daqueles que afirmaram aferir a P.A no início dos atendimentos (45%), assim como, daqueles que consideram-se preparados para atender pacientes especiais (36%). Concluiu-se que o nível de conhecimento dos CDs relacionado ao atendimento de pacientes especiais é insuficiente havendo diferença significativa entre especialistas e clínicos(AU)
Biblioteca responsável: BR186.1