Your browser doesn't support javascript.

BVS Odontologia

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Eficácia e segurança da sedação consciente com óxido nitroso no tratamento pediátrico odontológico: uma revisão de estudos clínicos / Effectiveness and safety of nitrous oxide in pediatric dentistry: a review of clinical studies

Muller, Tainá Milena; Alessandretti, Rodrigo; Bacchi, Ataís; Tretto, Pedro Henrique Wentz.
J. Oral Investig ; 7(1): 88-111, jan.-jun. 2018. tab
Artigo em Português | BBO - odontologia (Brasil) | ID: biblio-915485

Objetivo:

analisar a utilização da sedação consciente com óxido nitroso/oxigênio, sua eficácia e segurança durante o tratamento pediátrico.

Métodos:

foi realizada busca nas bases de dados do Pubmed/Medline e manual nas principais revistas da área. Todavia, não avaliando somente eficácia e segurança, mas também, comparando a sedação com óxido nitroso com demais técnicas tradicionais, sendo usada como complemento de técnicas ou analisando diferenças na aplicação do óxido nitroso.

Resultados:

os estudos demonstraram que a sedação consciente foi eficaz no tratamento odontopediátrico e segura quando realizada por profissionais treinados para exercer esta aplicação em determinados pacientes, sendo estes corretamente avaliados quanto a estarem aptos a receber a sedação. Nos demais resultados, foi obtido bom atendimento, com diminuição do choro e estado de alerta da criança, ao combinar, por exemplo, manejo comportamental com óxido nitroso, o medo diminuiu ainda mais, entretanto, não foi apresentado efeitos analgésicos na maioria dos casos e não houve diminuição no tempo de consulta com o uso do óxido nitroso, embora, também não requereu maior número de seções.

Conclusão:

A sedação consciente com oxido nitroso foi uma técnica segura e eficaz para utilização em crianças, desde que o profissional seja habilitado e a criança apta para passar pelo processo de sedação inalatória(AU)
Biblioteca responsável: BR186.1