Your browser doesn't support javascript.

BVS Odontologia

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Desempenho mecânico de pilares em zircônia / Mechanical behavior of zirconia abutments ­ a literature review

Ferreira, Andressa da Silva; Sá, Wanessa da Silva Lima; Grangeiro, Manassés Tercio Vieira; Figueiredo, Viviane Maria Gonçalves de.
Prótesenews ; 5(3): 320-325, jul.-set. 2018. ilus
Artigo em Português | BBO - odontologia (Brasil) | ID: biblio-916118

Objetivo:

essa revisão objetivou avaliar as indicações, propriedades mecânicas e longevidade dos pilares de zircônia, além de revisar a literatura sobre a resistência à fratura e interpretar os dados encontrados.

Metodologia:

buscou-se estudos in vitro, in silico, ensaios clínicos, revisões sistemáticas e metanálise sobre prótese sobre implante com abutments em zircônia, incluindo artigos em português, inglês e espanhol, e excluindo os que eram revisão da literatura, caso clínico, carta ao editor e os que não abordavam as variáveis em questão.

Resultados:

de acordo com os critérios de inclusão e exclusão dos artigos a serem revisados, foram obtidos 13 artigos de pesquisa, sendo todos laboratoriais, 12 pesquisas in vitro e um estudo in silico, ou seja, que utilizou a ferramenta computacional de elementos finitos.

Conclusão:

os pilares em zircônia apresentam algumas vantagens, como elevados valores de resistência mecânica, sendo uma boa alternativa na reabilitação implantossuportada. Devido à literatura ser escassa, são necessários estudos longitudinais para testar a eficiência clínicas desses pilares cerâmicos. (AU)
Biblioteca responsável: BR510.1