Your browser doesn't support javascript.

BVS Odontologia

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Tendências atuais em irrigação, entre os endodontistas brasileiros / Current trends in irrigation among Brazilian endodontists

Prado, Maíra do; Alencastro, Felipe; Athias, Leonardo; Lima, Carolina Oliveira de; Marion, Jefferson J. C; Simão, Renata Antoun; Campos, Celso Neiva.
Dent. press endod ; 8(3): 34-40, set.-dez. 2018. tab, graf
Artigo em Português | BBO - odontologia (Brasil) | ID: biblio-948767

Introdução:

diferentes irrigantes têm sido estudados, propostos e utilizados durante a terapia endodôntica.

Objetivo:

o objetivo deste estudo foi determinar as tendências atuais em irrigação, entre os endodontistas brasileiros.

Métodos:

um total de 398 endodontistas brasileiros respondeu a um questionário de pesquisa na internet, com 15 questões de múltipla escolha, seleções múltiplas e rankings numéricos, sobre sua seleção de irrigante, concentração, remoção da smear layer e uso de coadjuvantes para irrigação.

Resultados:

o hipoclorito de sódio foi o irrigante mais utilizado em uma concentração inferior a 5,0%. Clorexidina (CHX) foi o segundo irrigante primário mais utilizado, sendo a CHX 2% em gel a forma de apresentação mais prevalente. Em relação à remoção da smear layer, 88,4% dos entrevistados declararam realizar a remoção, onde o EDTA foi o irrigante mais utilizado (93,7%). Mais de 70% dos endodontistas utilizam um sistema coadjuvante durante a irrigação, dos quais 39,9% utilizam ativação ultrassônica; 24,4%, lima plástica e 1%, ativação sônica. O uso de EndoVac não foi relatado.

Conclusões:

a maioria dos entrevistados utiliza hipoclorito de sódio e remove rotineiramente a smear layer durante o tratamento endodôntico utilizando EDTA. Os endodontistas brasileiros utilizam técnicas coadjuvantes à irrigação. (AU)
Biblioteca responsável: BR510.1