Your browser doesn't support javascript.

BVS Odontologia

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Retalho miomucoso de língua para fechamento de fístula complexa em palato: relato de caso / Myomucosal tongue flap for closure of complex fistula in palate: case report

Dantas, Bruna Pedral Sampaio de Souza; Oliveira, Mariana Conceição André de Lima; Azevedo, Roberto Almeida de; Almeida, Paulo Plessim de.
Rev. Odontol. Araçatuba (Impr.) ; 39(3): 25-31, set.-dez. 2018. ilus
Artigo em Português | LILACS, BBO - odontologia (Brasil) | ID: biblio-967147
As fissuras labiopalatais são malformações congênitas faciais resultantes da falha no mecanismo de fusão dos processos frontonasais laterais com os processos mediais maxilares entre a oitava e a décima segunda semana de vida intrauterina, apresentando uma etiologia multifatorial. O presente estudo teve como objetivo apresentar a utilização de um retalho miomucoso de língua para o tratamento de fístula complexa em palato duro, secundária ao insucesso de uma palatoplastia primária. Paciente do sexo masculino, 15 anos de idade, portador de fissura labial bilateral transforame, apresentou-se ao Hospital Santo Antônio das Obras Sociais Irmã Dulce para tratamento de fístula em região de palato. Após preparo pré-operatório, o paciente foi submetido a procedimento cirúrgico, sob anestesia geral, para fechamento da fístula utilizando-se um retalho pediculado de língua com base na porção anterior da mesma. O retalho foi mantido pediculado cerca de 01 mês, período imprescindível para integração do enxerto na área receptora. Após esse período, realizou-se novo procedimento para soltar o pedículo e moldar o enxerto de tecido mole ao palato. Observou-se no pós-operatório da segunda intervenção, boa integração do enxerto de língua ao palato, fechamento da fístula palatina, permanecendo apenas um pequeno orifício residual comunicando com a cavidade nasal. Constatou-se ainda melhora de funções como dicção das palavras, deglutição e do som anasalado da fala do paciente, e, consequentemente, da sua qualidade de vida. A técnica mostrou-se uma opção efetiva para a reabilitação das grandes fístulas palatinas e exige uma atuação interdisciplinar para execução do protocolo de tratamento(AU)
Biblioteca responsável: BR186.1
Localização: BR186.1