Your browser doesn't support javascript.

BVS Odontologia

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Lateralização do nervo alveolar inferior em mandíbula atrófica / Lateralization of the lower alveolar nerve in atrophic mandible

Rocha, Andressa Teixeira Martiniano da; Matos, Felipe Seoane; Silva, Diego Tosta; Aguiar, Jeferson Freitas; Souza, André Sampaio.
Rev. Odontol. Araçatuba (Impr.) ; 39(3): 43-46, set.-dez. 2018. ilus
Artigo em Português | LILACS, BBO - odontologia (Brasil) | ID: biblio-967165
A atrofia óssea fisiológica decorrente da perda dentária associada a doenças sistêmicas como osteoporose limita a reabilitação oral. Pacientes acometidos por estes defeitos e que utilizam por longo prazo bifosfonatos possuem risco aumentado de osteonecrose. São debilitados funcionalmente, aparentam fragilidade, podendo elevar o índice de fratura patológica da mandíbula. Nesse sentido, os sistemas de fixação com placas mais rígidas são indicadas como opção terapêutica capaz de suportar as forças biomecânicas. Aliada a esta, a lateralização do nervo alveolar inferior poderá ser efetuada para evitar dano ao mesmo quando forem colocadas as placas e os parafusos de fixação. O objetivo deste trabalho foi descrever um caso clinico de tratamento de lesão de grande extensão em mandíbula atrófica decorrente da osteonecrose induzida por uso de bifosfonatos com placa de reconstrução pré-modelada com recurso de prototipagem e lateralização do nervo alveolar por meio de acesso intraoral. Conclui-se que, a técnica de lateralização do nervo alveolar inferior permitiu a utilização da placa de reconstrução, sendo considerado um método terapêutico com baixo índice de morbidade, sem evidência de parestesia após quatro meses, repercutindo de forma positiva na qualidade de vida do paciente(AU)
Biblioteca responsável: BR186.1
Localização: BR186.1