Your browser doesn't support javascript.

BVS Odontologia

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Concerns about dental aesthetics are associated with oral health related quality of life in Southern Brazilian adults / Preocupações sobre a estética dentária com qualidade de vida relacionada à saúde bucal em adultos no sul do Brasil

Goulart, Mariél de Aquino; Condessa, Aline Macarevich; Hilgert, Juliana Balbinot; Hugo, Fernando Neves; Celeste, Roger Keller.
Ciênc. Saúde Colet. (Impr.) ; 23(11): 3957-3964, Oct. 2018. tab
Artigo em Inglês | LILACS | ID: biblio-974711
Resumo O objetivo do presente estudo foi avaliar a associação entre a aparência dos dentes com a qualidade de vida relacionada à saúde bucal. Quinze centros de atenção primária com serviços odontológicos foram selecionados em Porto Alegre, Brasil. Os indivíduos foram entrevistados a partir de uma amostragem aleatória de domicílios. O desfecho avaliado foi ter um escore de OHIP14 > 0. As exposições foram cor e posição autorreferida dos dentes, percepção da saúde bucal e preocupação com a estética dental. Os dados foram analisados com regressão logística. De 1.943 indivíduos contatados, 433 utilizaram os serviços públicos odontológicos, dos quais 73% tinham algum impacto na qualidade de vida; 35,2% dentes manchados e 47,5% dentes apinhados. Além disso, 22,2% já haviam tentado clarear os dentes. Indivíduos preocupados com a cor tinham 2,56 vezes (IC 95% 1.34-4.89) mais chances de relatar qualquer impacto após o ajuste para número de dentes, tabagismo e educação. Preocupações com a posição dos dentes, relato de dentes manchados ou apinhados, idade, sexo e renda não foram significativas (p > 0,30). Houve uma associação direta e independente entre as preocupações com a cor do dente e qualidade de vida. O efeito da cor do dente pode ser mediado pela percepção da estética.
Biblioteca responsável: BR1.1