Your browser doesn't support javascript.

BVS Odontologia

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Effect of different root dentin pretreatment protocols on the bond strength of fiber posts cemented with core buildup material / Efeito de diferentes protocolos de pré tratamento de dentinas radiculares na força de adesão de pinos de fibra cimentados com material de núcleo de preenchimento

Naeem, Rowaida; Zohdy, Maged; Salah, Tarek.
Braz. dent. sci ; 22(1): 23-30, 2019. tab, ilus
Artigo em Inglês | LILACS, BBO - odontologia (Brasil) | ID: biblio-986712

Objetivo:

O objetivo do estudo foi avaliar a força de adesão dos pinos de fibra após o cimentação com material de núcleo e o pré-tratamento da dentina utilizando diferentes protocolos adesivos em diferentes regiões radiculares. Material e

Métodos:

28 pré-molares humanos tratados endodonticamente foram divididos em 4 grupos. Os condutos foram tratados com 1 de 4 diferentes protocolos de união à dentina adesivo fotopolimerizável total, solobond m; adesivo de polimerização dual de condicionamento total, Excite f DSC; adesivo fotopolimerizável autocondicionante, Single Bond universal; ou adesivo de dupla curado autocondicionante, futura bond dc. Núcleos de fibra, foram cimentados com material resinoso e polimerizados. As raízes foram cortadas em seções de 2 mm de espessura, nas regiões cervical, média e apical. Testes de push-out foram realizados com uma máquina de testes universal, e os valores de resistência de união (MPa) foram calculados. Os dados foram analisados com análise de variância de 1 e 2 fatores e testes de comparação múltipla de Tukey (a = 0,05). Modos de falha foram examinados sob estéreo-microscópio.

Resultados:

Os valores médios mais elevados de resistência adesiva foram obtidos para o adesivo dual autocondicionante (9,69 MPa). O adesivo fotopolimerizável Total etch (2,81 MPa) apresentou a menor resistência de união. Os adesivos autocondicionantes fotopolimerizáveis e os de condicionamento tal duais, proporcionaram forças de adesão semelhantes (5,37, 5,72, respectivamente). Os valores de força de união regional foram significativamente reduzidos na região apical (P<0,01). O tipo de falha mais predominante foi falha mista seguida de falha adesiva.

Conclusão:

O pré-tratamento com dentina utilizando adesivos duais autocondicionantes antes da cimentação dos pinos de fibra oferece uma alta resistência de união. Enquanto que os adesivos de condicionamento total fotopolimerizáveis não sforam recomendados devido à baixa qualidade da adesão proporcionada. (AU)
Biblioteca responsável: BR243.1