Your browser doesn't support javascript.

BVS Odontologia

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Effect of Polyethylene Terephthalate Tongue Scraper on Oral Levels of Volatile Sulfur Compounds: a randomized clinical trial / Efeito do raspador de língua de polietilenotereftalato nos níveis orais de compostos sulfurados voláteis: um ensaio clínico randomizado

Leal, Mônica Barbosa; Góes, Joelmir da Silva; Dellovo, Andrea Gomes; São Mateus, Carla Rocha; Macedo, Guilherme de Oliveira.
Braz. dent. sci ; 22(1): 31-38, 2019. tab, ilus
Artigo em Inglês | LILACS, BBO - odontologia (Brasil) | ID: biblio-986769

Objetivo:

Avaliar o efeito do raspador de língua de polietilenotereftalato (PET) nos níveis de compostos sulfurados voláteis (CSVs). Material e

Métodos:

Um desenho paralelo, controlado e randomizado foi empregado neste estudo. Dos 48 voluntários do Departamento de Odontologia da Universidade Federal de Sergipe, 40 atenderam ao critério de inclusão e foram distribuídos aleatoriamente em 4 grupos (n=10) G1 (controle), bochecho com solução de água destilada (SA); G2, SA e remoção da saburra lingual (RSL) com escova dental; G3, SA e RSL com um raspador de língua comercial; e G4, SA e RSL com raspador de língua PET. Garrafas PET foram recortadas com uma forma retangular (1,0 cm de largura x 20 cm de comprimento) para obtenção dos raspadores de língua PET. As mensurações de CSVs foram realizadas antes (T0) e imediatamente após (T1) cada terapia usando um monitor portátil de enxofre. Os dados (ppb) foram submetidos ao teste de Wilcoxon (α=0,05). As diferenças entre T0 e T1 foram calculadas e transformadas em valores percentuais de redução. Os dados (percentuais) foram submetidos à ANOVA e ao teste de Tukey (α=0,05).

Resultados:

Todos os 40 indivíduos selecionados completaram o estudo. Em todos os grupos houve redução significante dos níveis de CSVs após terapia (P<0,01). ANOVA indicou uma diferença significante entre grupos (PP<0,001). O teste de Tukey mostrou que G1 (redução de 21%) foi semelhante a G2 (31%); G2 foi semelhante a G3 (42%) e diferente de G4 (52%); G3 e G4 foram semelhantes.

Conclusão:

O raspador de língua PET foi semelhante ao raspador de língua comercial e proporcionou maiores reduções de CSVs do que a escova dental. (AU)
Biblioteca responsável: BR243.1