Your browser doesn't support javascript.

BVS Odontologia

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Water sorption and solubility of a nanofilled composite resin protected against erosive challenges / Sorção de água e solubilidade de uma resina composta nanoparticulada protegida contra desafios erosivos

Maia, Katharina Maciel Ferreira Villaça; Rodrigues, Felipe Vilasboas; Damasceno, Janaina Emanuela; Ramos, Rodrigo Vitória da Costa; Marins, Vivian Leite; Lima, Max José Pimenta; Cavalcanti, Andrea Nóbrega.
Braz. dent. sci ; 22(1): 46-54, 2019. ilus, tab
Artigo em Inglês | LILACS, BBO - odontologia (Brasil) | ID: biblio-986793

Objetivo:

Os desafios erosivos capazes de desmineralizar o esmalte também podem promover alterações físicas e mecânicas nos materiais restauradores. O presente trabalho investigou a sorção de água e solubilidade de uma resina composta nanoparticulada submetida a desafios erosivos. Também estudou procedimentos que possam proteger estas superfícies. Material e

Métodos:

Foram confeccionados 120 corpos de prova. Foram divididos em quatro grupos experimentais, de acordo com o tipo de proteção superficial empregada (controle negativo, aplicação tópica de flúor, verniz de ionômero de vidro modificado por resina e selante resinoso). Após, foram aleatoriamente distribuídos em três subgrupos (n=10) (controle negativo, 9 e 18 ciclos DES-RE). De acordo com a exposição à solução simulada de ácido gástrico (DES) (HCl a 5%, pH=2,2) e posterior remineralização (RE). Os espécimes foram desidratados até obtenção de massa constante e imersos em água destilada por 7 dias, quando foram pesados, e submetidos à nova desidratação. Os valores de sorção e solubilidade foram calculados de acordo as ISSO 40492000 e analisados estatisticamente (2-way ANOVA /Tukey, alfa = 5%).

Resultados:

Independentemente do desafio erosivo recebido, os corpos de prova protegidos com o verniz de ionômero de vidro modificado por resina, apresentaram aumento significativo dos valores de perda e ganho de massa em relação aos demais grupos.

Conclusão:

Nenhum método de controle apresentou promissora capacidade de proteção superficial da resina composta frente aos desafios erosivos(AU)
Biblioteca responsável: BR243.1