Your browser doesn't support javascript.

BVS Odontologia

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Titanium Dioxide and Polyethylmethacrylate electrospun nanofibers: assessing the technique parameters and morphological characterization / Nanofibras eletrofiadas de dióxido de titânio e polietilmetacrilato: avaliação dos parâmetros da técnica e caracterização morfológica

Santos, Jessica Dias; Sato, Tabata Prado; Lima, Aline Lins de; Nogueira, Andrea Souza; Quishida, Cristiane Campos Costa; Borges, Alexandre Luiz Souto.
Braz. dent. sci ; 22(1): 70-78, 2019. tab, ilus
Artigo em Inglês | LILACS, BBO - odontologia (Brasil) | ID: biblio-986838
O presente trabalho estudou a sintetização e a caracterização morfologica de nanofibras (NFs) de polietilmetacrilato (PEMA) contendo dióxido de titânio (TiO2) produzidas pela técnica da eletrofiação. A solução para o preparo das nanofibras utilizou 2,5 g de PEMA dissolvidos em 6,75 mL de 1,1,2,2 - tetracloroetano (TCE) e 3,337 mL de dimetilformamida (DMF), em sequência foi adicionado 0, 405g de TiO2 à solução. Para eletrofiação, o equipamento foi constituído por uma fonte de alta tensão, uma seringa plástica com agulha de ponta reta e as NFs obtidas foram coletadas em anteparo metálico a 10, 12 e 15 cm de distância da ponta da agulha. A tensão aplicada foi de 17 kV e o fluxo de ejecção variou de 0.05 mLh-1 e 0.08 mLh1. O diâmetro e a morfologia das NFs foram avaliados por meio de Microscopia Eletrônica de Varredura (MEV) e pelo software Image J. A Espectroscopia por Transformada de Fourier (FTIR) e a Spectroscopia por energia dispersiva de raios X (EDS) avaliaram as propriedades estruturais. A análise morfológica das micrografias mostrou que a distância de 12cm da ponta da agulha até o coletor produziu as melhores NFs. O FTIR demonstrou picos característicos de PEMA e TiO2 . Diante dos resultados obtidos podemos concluir que o método empregado foi eficiente para a produção de NFs contendo PEMA e TiO2 e a variação da tensão e distancia influenciaram na morfologias das NFs.(AU)
Biblioteca responsável: BR243.1