Your browser doesn't support javascript.

BVS Odontologia

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Fracture strength of teeth with access cavity preparation with operating microscope or on buccal surfaces / Resistência à fratura de dentes submetidos a cavidade de acesso endodôntico com microscópio operatório ou nas faces vestibulares

D'amico, Yohanna Campos; Silva Neto, Ulisses Xavier da; Westphalen, Vânia Portela Ditzel; Carneiro, Everdan; Kowalczuck, Alexandre.
Braz. dent. sci ; 22(1): 88-93, 2019. tab, ilus
Artigo em Inglês | LILACS, BBO - odontologia (Brasil) | ID: biblio-986843

Objetivo:

O presente estudo avaliou a resistência à fratura compressiva de dentes submetidos as cavidades de acesso endodôntico nas faces vestibulares, ou com o auxílio de microscópio operatório quando comparados à técnica convencional. Material e

métodos:

Sessenta incisivos inferiores foram divididos em quarto grupos (n=15) cavidade de acesso convencional (CAC); conservadora (C); na face vestibular (FV); e controle. Os canais foram preparados e obturados, e as cavidades restauradas. O teste estático de resistência compressiva foi procedido até a fratura coronária. Os dados de força foram compilados e analisados estatisticamente. Os testes de KolmogorovSmirnov e Shapiro-Wilk foram realizados com o intuito de avaliar a normalidade. O teste de Levene para verificar a homogeneidade de variâncias. O teste de análise de variância a um critério (ANOVA) para comparar a resistência à fratura entre os grupos. O teste de Tukey HSD foi realizado para determinar se as diferenças entre as médias dos grupos apresentava significância.

Resultados:

Os grupos experimentais não apresentaram diferenças estatisticamente significantes com relação a média de resistência à fratura. (CAC = 585.65 N±107.64 N)(FV = 530.52 N±129.35 N) (C = 517.83 N±114.68 N).

Conclusão:

Portanto, a variação da face ou do tamanho da cavidade de acesso endodôntico não exerceram influência na resistência à fratura de incisivos inferiores quando comparados a tradicional cavidade de acesso endodôntico. (AU)
Biblioteca responsável: BR243.1