Your browser doesn't support javascript.

BVS Odontologia

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

The impact of at home and in-office bleaching agents on the color stability of bulk-fill composite resins / Impacto de agentes clareadores caseiros e de consultório na estabilidade de cor de resinas compostas bulk fill

Araújo, Rodrigo Máximo; Lemes, Elisangela Costa; Pachito, Rubens Ferri; Feitosa, Fernanda Alves.
Braz. dent. sci ; 22(1): 94-102, 2019. tab, ilus
Artigo em Inglês | LILACS, BBO - odontologia (Brasil) | ID: biblio-986856

Objetivo:

Esse estudo comparou diferentes resinas compostas quanto a estabilidade de cor após exposição a géis clareadores de uso caseiro e de consultório. Material e

Métodos:

Espécimes de resina composta (6mm diâmetro x 2mm espessura) foram confeccionados de acordo com os seguintes grupos (n=20) RC- Convencional; BFBulk Fill; RF-Flow; BFF-Bulk-Fill Flow. As superfícies foram manchadas com solução de café por 36 horas. Um espectrofotômetro foi utilizado para mensurar a cor inicial (L*a*b*). Metade dos espécimes de cada grupo foi submetida ao clareamento com peróxido de hidrogênio 35% (clareamento de consultório) durante três aplicações de 45 minutos. Novas mensurações de cor foram realizadas após as aplicações de 7, 14 e 21 dias. A outra metade dos espécimes foi submetida ao clareamento com peróxido de carbamida 22% (clareamento caseiro) em 14 aplicações de 1 hora durante 14 dias. Novas mensurações de cor foram realizadas após 7 e 14 dias. Para comparação entre as coordenadas nos diferentes períodos foi aplicada a análise de variância ANOVA para medidas repetidas (α=5%). A variação de cor (ΔE) foi calculada para cada grupo.

Resultados:

Para o clareamento de consultório não houve diferenças significativas para a coordenada b* do grupo RF, e para L* e b* no grupo BFF. Para o clareamento caseiro os grupos BF e BFF não apresentaram diferenças para a coordenada L*. Para as outras coordenadas, houve diferenças entre os períodos inicial e após 14 dias. A variação de ΔE apresentou maiores valores para o grupo submetido ao clareamento caseiro. Para ambos clareadores a resina composta bulk fill apresentou as maiores variações de cor.

Conclusões:

As resinas compostas bulk fill não garantiram uma maior estabilidade de cor quando comparadas as resinas compostas tradicionais testadas, incluindo a resina flow. A resina composta convencional apresentou a menor variação de ΔE. (AU)
Biblioteca responsável: BR243.1