Your browser doesn't support javascript.

BVS Odontologia

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Avaliação da prevalência de agenesia de incisivos laterais superiores dos pacientes da Faculdade de Odontologia do Centro Universitário da Serra Gaúcha / Prevalence evaluation of agenesis of the upper lateral incisors of dentistry college patients of the university center of the Serra Gaúcha

Capoani, Victória; Gonçalves, Ana Lurdes Conte Acunha.
J. Oral Investig ; 8(1): 57-68, jan.-jun. 2019. tab
Artigo em Português | BBO - odontologia (Brasil) | ID: biblio-994729
A agenesia dentária pode ser definida como a falta de desenvolvimento do dente, com a ausência de um até seis dentes, sendo bastante frequente nas dentições decídua e permanente. A etiologia está relacionada tanto à fatores genéticos quanto a ambientais. Quanto maior a contribuição genética na origem de uma alteração, menor a possibilidade de prevenir, assim, pior o prognóstico do tratamento. Com o diagnóstico precoce, consegue-se uma intervenção ortodôntica em uma época adequada.

Objetivo:

Avaliar a prevalência de agenesia de incisivos laterais superiores (ILS) em radiografias panorâmicas da Faculdade de Odontologia do Centro Universitário da Serra Gaúcha.

Métodos:

estudo transversal de prevalência realizado no laboratório de Interpretação Radiográfica da FO-FSG envolvendo radiografias panorâmicas realizadas nos anos de 2015 a 2017. Foram registrados dados relativos ao número do prontuário do paciente, idade, sexo do indivíduo, a presença ou não de agenesia, o dente ausente, a presença ou não de diminuição de tamanho e apresentação de anomalia conoíde.

Resultados:

Nas amostras aplicou-se o teste Qui-quadrado para a heterogeneidade. Verificouse que o gênero e a agenesia não estão significativamente associados (p<0,05).

Conclusão:

Os indivíduos com agenesia de ILS, não apresentam diferenças entre os lados e os gêneros. Constata-se que a agenesia bilateral do ILS, é mais frequente do que a agenesia unilateral(AU)
Biblioteca responsável: BR186.1
Localização: BR186.1