Your browser doesn't support javascript.

BVS Odontologia

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Impacto da doença periodontal na qualidade de vida de indivíduos diabéticos dentados / Impact of periodontal disease on quality of life for dentate diabetics

Drumond-Santana, Trícia; Costa, Fernando Oliveira; Zenóbio, Elton Goncalves; Soares, Rodrigo Villamarim; Santana, Taciana Drumond.
Cad. saúde pública ; 23(3): 637-644, mar. 2007. tab
Artigo em Português | LILACS | ID: lil-441992
O objetivo deste estudo foi avaliar a possibilidade da doença periodontal comprometer a qualidade de vida de indivíduos portadores de diabetes mellitus. Foram examinados e entrevistados 159 diabéticos dentados, cadastrados no Hospital Municipal de Itaúna, Minas Gerais, Brasil. Os parâmetros clínicos periodontais registrados foram sangramento gengival à sondagem, profundidade de sondagem e nível clínico de inserção. A influência da doença periodontal na qualidade de vida foi avaliada utilizando-se o formulário OHIP-14. Em relação à condição periodontal, 15,7 por cento apresentaram periodonto saudável, 35,2 por cento gengivite e 49,1 por cento periodontite, sendo 27,7 por cento na forma leve a moderada e 21,4 por cento na avançada. Associação entre diagnóstico da doença periodontal e qualidade de vida foi significativa nos indivíduos com periodontite (p < 0,001). A presença de sangramento gengival à sondagem, profundidade de sondagem e nível clínico de inserção > 4mm associaram-se com impactos negativos intensificados na qualidade de vida (respectivamente, p = 0,013, p < 0,001 e p = 0,012). Diabéticos com periodontites leve a moderada e avançada apresentaram maiores impactos negativos na qualidade de vida que diabéticos periodontalmente saudáveis ou com gengivite.
Biblioteca responsável: BR526.1