Your browser doesn't support javascript.

BVS Odontologia

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Impacto da saúde bucal no cotidiano de idosos institucionalizados e não institucionalizados da cidade do Recife (PE, Brasil) / Impact of oral health in the daily life of institutionalized and non institutionalized elder in the city of Recife (PE, Brazil)

Souza, Eliane Helena Alvim de; Barbosa, Maria Bernadete Cavalcanti Bené; Oliveira, Pierre Andrade Pereira de; Espíndola, Juliane; Gonçalves, Karla Joselita.
Ciênc. Saúde Colet. (Impr.) ; 15(6): 2955-2964, set. 2010. tab
Artigo em Português | LILACS | ID: lil-559828
Este artigo tem como objetivo avaliar a influência da saúde bucal no cotidiano de idosos institucionalizados e não institucionalizados da cidade do Recife (PE), bem como verificar se a saúde bucal tem a mesma relevância para os dois grupos estudados. Para avaliar a percepção de saúde bucal, utilizou-se o índice Geriatric Oral Health Assessment Index (GOHAI). As faixas do GOHAI foram categorizadas em baixa percepção (<= 50), média ou regular (51 a 60) e alta (57 a 60). As condições de saúde bucal foram representadas pelo índice CPO-D (dentes cariados, perdidos e obturados). Observou-se que o percentual dos que tinham o GOHAI até 50 pontos (baixa percepção de saúde bucal) foi bem elevado no grupo dos não institucionalizados em relação ao grupo dos institucionalizados (92,2 por cento x 64,9 por cento). As médias do CPO-D e do número de dentes perdidos foram correspondentemente mais elevadas no grupo de institucionalizados do que no grupo de não institucionalizados (96,01 por cento x 87,87 por cento).

Conclusões:

a percepção de saúde bucal foi baixa para mais da metade dos idosos examinados, existindo diferença significante entre os dois grupos em relação à categoria do GOHAI, sendo os valores mais baixos encontrados para o grupo não institucionalizado. O resultado da percepção de saúde foi compatível com o grande número de dentes cariados e perdidos.
Biblioteca responsável: BR1.1