Your browser doesn't support javascript.

BVS Odontologia

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Análise microbiológica de cones de guta-percha disponíveis no mercado brasileiro / Microbiological analysis of gutta-percha cones available in the brazilian market

Sayao, Danielle Mattos; Barros, Rosana Rocha; Camoes, Izabel Coelho Gomes; Freitas, Lilian Ferreira; Gomes, Cynthia Cristina; Pinto, Shirley de Souza.
Pesqui. bras. odontopediatria clín. integr ; 10(2): 265-269, maio-ago. 2010.
Artigo em Português | LILACS, BBO - odontologia (Brasil) | ID: lil-568488

Objetivo:

Analisar a contaminacao na superficie dos cones de guta-percha de diferentes fabricantes disponiveis no mercado nacional e identificar os microrganismos isolados.

Metodo:

34 cones de guta-percha acessorios, provenientes de caixas lacradas ou manipuladas, foram analisados. Trinta cones foram divididos, aleatoriamente, em 6 grupos experimentais com 5 cones cada, diferenciados segundo o fabricante e a sua proveniencia (caixas lacradas ou manipuladas). Quatro cones oriundos de caixas lacrada ou manipulada foram utilizados como controles positivo (contaminado com saliva fresca) e negativo (imerso em solucao de hipoclorito de sodio a 5,25% por 1 minuto). As analises microbiologicas foram realizadas submergindo os cones em tubos contendo caldo Brain-Heart Infusion (BHI) e, posteriormente, semeando uma aliquota deste caldo em Agar sangue. A leitura foi realizada atraves da visualizacao de turvacao no caldo ou crescimento de colonias no meio solido. Os dados obtidos foram analisados pelos testes Kruskal-Wallis e Qui-Quadrado com nivel de significancia de 5%.

Resultados:

Observou-se crescimento bacteriano em 2 amostras. Os generos encontrados foram Staphylococcus e Bacillus. Os resultados indicaram que 6,67% dos cones de guta-percha de embalagens lacradas ou manipuladas estavam contaminados, mas nao houve diferenca estatistica entre os grupos experimentais.

Conclusao:

Existe um risco de contaminacao dos cones de guta-percha. Portanto estes materiais devem ser desinfetados a fim de garantir a seguranca necessaria para o sucesso do tratamento endodontico.
Biblioteca responsável: BR1.1