Your browser doesn't support javascript.

BVS Odontologia

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Periodontal disease treatment and risk of preterm birth: a systematic review and meta-analysis / Tratamento de doença periodontal e risco de parto prematuro: revisão sistemática e metanálise

Rosa, Maria Inês da; Pires, Patrícia Duarte Simões; Medeiros, Lidia Rosi; Edelweiss, Maria Isabel; Martínez-Mesa, Jeovany.
Cad. saúde pública ; 28(10): 1823-1833, out. 2012. ilus, tab
Artigo em Inglês | LILACS | ID: lil-653882
Os eventos que levam à prematuridade ainda não são completamente compreendidos. Foi realizada uma revisão sistemática quantitativa para avaliar os efeitos do tratamento de doença periodontal durante a gravidez para prevenir o nascimento prematuro e baixo peso ao nascer. A metanálise incluiu estudos randomizados de grávidas com diagnóstico de doença periodontal antes de 20 semanas de gestação. O risco relativo (RR) com intervalos de 95% de confiança (IC95%) foi calculado. Avaliou-se os desfechos prematuridade e baixo peso ao nascer. Foram incluídos 13 estudos, comparando 3.576 mulheres em grupos de intervenção com 3.412 mulheres que receberam tratamento habitual. A metanálise mostrou uma redução não significativa nos partos prematuros (RR = 0,90; IC95% 0,68-1,19) e baixo peso ao nascer (RR = 0,92; IC95% 0,71-1,20). O gráfico de funil revelou clara evidência de viés de publicação. Em resumo, o tratamento periodontal em mulheres grávidas não pode ser considerado uma forma eficiente de reduzir a incidência de parto prematuro ou baixo peso ao nascer.
Biblioteca responsável: BR1.1