Your browser doesn't support javascript.

BVS Odontologia

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Aspectos biológico-celulares da osseointegração baseados nos implantes dentários / Osseointegration: biological and cellular aspects based on implant surfaces no keywords: dental implants

Campos, Patrícia da Silva Souza; Faloni, Ana Paula de Souza; Margonar, Rogério; Faeda, Rafael Silveira; Rastelli, Alessandra Nara de Souza; Marcantonio, Elcio; Betoni Jr, Walter; Queiroz, Thallita Pereira.
ImplantNews ; 9(3): 367-373, 2012. ilus, tab, graf
Artigo em Português | LILACS, BBO - odontologia (Brasil) | ID: lil-654773
A Osseointegração envolve uma cascata de eventos biológico-celulares, que podem ser acelerados por meio da modificação micro e/ou nanométrica da topografia da superfície dos implantes dentais. Considerando-se que diferentes tipos de tratamentos modificam a superfície do titânio, conferindo-lhe uma topografia mais rugosa, além de alterações físico-químicas que parecem influenciar positivamente a osseointegração, foi realizada uma revisão da literatura sobre os principais tipos de tratamentos de superfícies de implantes de titânio e sua influência na Osseointegração do ponto de vista biológico-celular. Para a realização deste estudo foi feito um levantamento bibliográfico de publicações que datam de 1969 até o presente. Apesar do papel preciso da topografia e da química de superfície sobre a osseointegração de implantes dentários não estar completamente elucidado, os efeitos específicos da superfície de implantes sobre regeneração óssea inicial, cinética e evolução das propriedades mecânicas têm se mostrado bastante promissores. Assim, baseado nas modificações das superfícies de implantes dentais, a Osseointegração pode ser definida como um processo pelo qual a fixação rígida e assintomática de um material aloplástico pode ser alcançada e mantida em íntimo contato com o tecido ósseo, apresentando resistência às cargas funcionais precoces e tardias, podendo este processo ser modulado pelo adequado tratamento da superfície do material aloplástico.
Biblioteca responsável: BR243.1