Your browser doesn't support javascript.

BVS Odontologia

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Dental students' perceptions about the endodontic treatments performed using NiTi rotary instruments and hand stainless steel files

Martins, Renata Castro; Seijo, Marília Oliveira Saraiva; Ferreira, Efigênia Ferreira; Paiva, Saul Martins; Ribeiro Sobrinho, Antônio Paulino.
Braz. dent. j ; 23(6): 729-736, 2012. tab
Artigo em Inglês | LILACS | ID: lil-662435
Este estudo avaliou a percepção de alunos de graduação de uma Faculdade de Odontologia brasileira sobre os tratamentos endodônticos realizados utilizando instrumentos rotatórios de níquel-titânio (NiTi) e manuais de aço-inoxidável. Os dados foram coletados por meio de um questionário semi-estruturado aplicado aos alunos de graduação matriculados nas disciplinas de Endodontia. Os estudantes foram divididos em 3 grupos; G1; estudantes que realizaram tratamentos endodônticos em dentes com canais retos utilizando instrumentos manuais de aço-inoxidável; G2, estudantes que realizaram tratamentos endodônticos em dentes com canais curvos utilizando instrumentos manuais de aço-inoxidável e G3, estudantes que realizaram tratamentos endodônticos em dentes com canais retos e curvos utilizando instrumentos rotatórios de NiTi. O número de tratamentos endodônticos realizados, tipos de dentes tratados, aprendizado dos estudantes, tempo gasto, dificuldades encontradas, qualidade dos tratamentos realizados e características das técnicas de instrumentação utilizadas foram analisadas. Houve uma taxa de retorno de 91,3% dos questionários. Molares inferiores foram os dentes mais tratados, seguidos dos incisivos superiores. O teste de Kruskal-Wallis não mostrou diferenças no aprendizado (p=0,528) ou nas características das técnicas utilizadas (p=0,560) entre os três grupos. Estudantes do G3 realizaram um maior número de tratamentos endodônticos (p<0,001) e em menor tempo (p<0,001) que os estudantes do G1 e G2. Dificuldades foram relatadas principalmente pelos alunos do G2 e G3 em comparação ao G1 (p=0,048). A qualidade dos tratamentos endodônticos relatada foi diferente apenas entre G1 e G2 (p=0,045). O uso dos instrumentos rotatórios de NiTi deveria ser incluído no currículo da graduação em Odontologia, contribuindo para o aumento de pacientes atendidos e, consequentemente, para o aprimoramento da experiência clínica dos alunos.
Biblioteca responsável: BR1.1