Your browser doesn't support javascript.

BVS Odontologia

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Avaliação periodontal clínica e microbiológica em mães de prematuros: estudo caso-controle / Clinical and microbiological periodontal evaluation in mothers of preterm birth: case control study

Marinho, Érika von Söhsten; Santos, Manuelly Pereira de Morais; Regueira, Luciana; Gomes Filho, Manoel Adrião; Jamelli, Sílvia Regina; Cimões, Renata.
Artigo em Português | LILACS | ID: lil-673927

Objetivo:

Determinar os parâmetros clínicos periodontais e a frequência de bactérias periodontopatogênicas no biofilme subgengival de mães de prematuros comparativamente às mães de bebês a termo.

Método:

Foi realizado um estudo caso-controle envolvendo 40 mulheres. Foram incluídas 20 mães de prematuros no grupo caso, enquanto no grupo controle foram incluídas 20 mães de bebês a termo. Em até 48 horas após o parto, as participantes do estudo foram submetidas a uma entrevista, contendo dados de identificação, sociodemográficos, hábitos de vida, história gestacional atual e pregressa, e um exame periodontal, onde foram coletados dados de profundidade de sondagem, sangramento à sondagem, Índice de placa e perda de inserção periodontal. Na análise microbiológica do biofilme subgengival foram analisadas as bactérias Tannerella forsythia, Treponema denticola, Porphyromonas gingivalis e Aggregatibacter actinomycetemcomitans, realizada através da técnica da PCR convencional.

Resultados:

As médias da perda de inserção clínica e sangramento à sondagem mostraram-se significativamente superiores nas mães de bebês prematuros (p=0,049; p= 0,031, respectivamente). A Porphyromonas gingivalis mostrou-se significativamente mais frequente no grupo caso (p= 0,044).

Conclusão:

Sugere-se que a inflamação e perda de inserção periodontal bem como a presença da Porphyromonas gingivalis no biofilme subgengival possam estar associados à prematuridade.
Biblioteca responsável: BR1.1